Metanálise das prevalências da Síndrome de Burnout em discentes de escolas medicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3723

Palavras-chave:

Burnout, Estudante, Medicina, Brasil, Revisão

Resumo

INTRODUÇÃO: Síndrome de Burnout (SB) representa o esgotamento físico e mental intenso, na condição de uma tensão emocional crônica causada por se lidar excessivamente com pessoas, causando impactos em distintos domínios da vida. OBJETIVOS: Identificar os fatores associados à SB, bem como sumarizar a sua prevalência em discentes de escolas medicas brasileiras. MÉTODOS: A partir de buscas sistemáticas em cinco bases de dados, Google Acadêmico e em listas de referências, foi realizada uma revisão sistemática, a fim de identificar estudos originais que avaliaram fatores associados e prevalências da SB em discentes de escolas médicas brasileiras. Em um segundo momento, foi conduzida metanálise para sumarização das prevalências. RESULTADOS: A partir dos dados de 13 artigos originais, conduzidos em oito estados brasileiros, identificou-se que as variáveis “falha nos exames”, “não ter percepção de aquisição de habilidades” e o “desconforto em relação às atividades do curso” estão associadas como risco à SB. A metanálise apresentou a prevalência de SB acumulada de 17% (IC95% = 0,12; 0,23; n = 3.613; I2 = 95%). CONCLUSÃO: Considerando a abrangência das consequências relacionadas à SB, assim como o fato que questões inerentes ao curso de medicina podem desencadear a SB, é importante que as diretrizes de formação médica também sobre a estrutura dos cursos, abrangendo pontos como a ampliação de espaços de lazer e oferta de serviços de apoio psicológico aos discentes ao longo da formação inicial.

 

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Publicado

2021-11-26

Como Citar

Silvestre, R., da Cruz, M. S., Carvalho e Silva, M. J., Mello, T. H. T., Cesco, Y. P., & Guerra, P. H. (2021). Metanálise das prevalências da Síndrome de Burnout em discentes de escolas medicas brasileiras . Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(3), 522–531. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3723

Edição

Seção

Revisões