PBL, PROBLEMAS QUE TRAZEM SOLUÇÕES

Autores

  • Anabela Queiroz Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.36

Palavras-chave:

Cultura de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas (PBL), sete passos, construção do conhecimento, sessões tutoriais.

Resumo

Esse texto objetiva uma apresentação a respeito da Aprendizagem Baseada em Problemas, método usado no curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, desde 2009, através dos componentes curriculares que contemplam o Desenvolvimento do Ciclo de Vida. São apresentadas as ideias centrais acerca do método do PBL visando demonstrar, a partir da experiência no curso de Psicologia da Bahiana, o quanto este pode contribuir com sua proposição teórico-procedimental para o desenvolvimento de uma nova cultura de aprendizagem, na qual os alunos sejam ativos na construção do conhecimento, desenvolvendo autonomia e criticidade, e os professores, desafiados a abandonar o discurso do mestre universitário, possam ocupar uma nova posição como tutores mediadores do processo educativo. O processo de ensino-aprendizagem, segundo a abordagem do PBL, segue sete passos e utiliza-se de textos-problemas, relacionados ao cotidiano das cidades e da vida das pessoas, como instrumentos incitadores do desejo de saber do aluno, o qual formula objetivos e desenvolve estratégias de pesquisa com fins de ‘solucionar’ os problemas propostos pelos professores- tutores. O texto é permeado por reflexões acerca da experiência com o método PBL no referido curso e das exigências colocadas pelos novos paradigmas contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-02

Como Citar

Queiroz, A. (2012). PBL, PROBLEMAS QUE TRAZEM SOLUÇÕES. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 1(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.36

Edição

Seção

Artigos Originais