PBL, PROBLEMAS QUE TRAZEM SOLUÇÕES

Autores

  • Anabela Queiroz Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.36

Palavras-chave:

Cultura de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas (PBL), sete passos, construção do conhecimento, sessões tutoriais.

Resumo

Esse texto objetiva uma apresentação a respeito da Aprendizagem Baseada em Problemas, método usado no curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, desde 2009, através dos componentes curriculares que contemplam o Desenvolvimento do Ciclo de Vida. São apresentadas as ideias centrais acerca do método do PBL visando demonstrar, a partir da experiência no curso de Psicologia da Bahiana, o quanto este pode contribuir com sua proposição teórico-procedimental para o desenvolvimento de uma nova cultura de aprendizagem, na qual os alunos sejam ativos na construção do conhecimento, desenvolvendo autonomia e criticidade, e os professores, desafiados a abandonar o discurso do mestre universitário, possam ocupar uma nova posição como tutores mediadores do processo educativo. O processo de ensino-aprendizagem, segundo a abordagem do PBL, segue sete passos e utiliza-se de textos-problemas, relacionados ao cotidiano das cidades e da vida das pessoas, como instrumentos incitadores do desejo de saber do aluno, o qual formula objetivos e desenvolve estratégias de pesquisa com fins de ‘solucionar’ os problemas propostos pelos professores- tutores. O texto é permeado por reflexões acerca da experiência com o método PBL no referido curso e das exigências colocadas pelos novos paradigmas contemporâneos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

02.12.2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

PBL, PROBLEMAS QUE TRAZEM SOLUÇÕES. (2012). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 1(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.36