Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Psicologia, Diversidade e Saúde?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os autores devem ler e cumprir as recomendações das Políticas de Seção e do EQUATOR Network de acordo com o desenho de estudo a ser submetido à Revista Psicologia, Diversidade e Saúde (RPDS).

O artigo poderá ser enviado em português, espanhol e/ou inglês e os autores são responsáveis pelo conteúdo, correção ortográfica, gramatical, de pontuação e acentuação.

A RPDS não cobra taxas de processamento de artigos ou de publicação.


MODELO DE APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

A Revista Psicologia, Diversidade e Saúde adota as normas de publicação da American Psychological Association - APA (6ª edição, 2010).

No processo de preparação do manuscrito a relevância social e científica deve estar explicitada.

Todo manuscrito independente de sua estrutura metodológica deverá conter: resumo, introdução, método, resultados, discussão - que poderá estar juntos aos resultados em caso de estudos de abordagens qualitativa, ou separados em caso de abordagens quantitativas -, seguidas pelas considerações finais ou conclusões.

O conjunto do texto deve contemplar entre 15 e 25 laudas, não considerando resumos e referências. Autocitações e notas de rodapé devem ser evitadas.

Atualizado em 19/05/17

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Formatação: Utilize fonte tamanho 12pt, com 1,5 de espaçamento entre linhas, em coluna única, tamanho A4. As margens esquerda e direita devem ter 3 centímetros cada uma e as margens superior e inferior devem ter 2 centímetros cada uma. Para citações diretas, utilize fonte tamanho 10pt. Evite citações diretas sempre que possível e empregue o sistema métrico.

  2. Tabelas, figuras, quadros, gráficos, bancos de dados etc: Questionários, entrevistas, tabelas, figuras, gráficos, quadros e bancos de dados devem ser enviados como arquivos suplementares, devidamente identificados. Tabelas, figuras, quadros e gráficos também devem constar no manuscrito nos seus devidos lugares. Utilize o modelo de tabelas e quadros dos artigos publicados na edição anterior.

  3. Identificação dos autores: Qualquer informação que permita aos avaliadores a identificação dos autores deve ser suprimida antes do envio dos arquivos através do Sistema de Editoração Eletrônica. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.

  4. Extensões de arquivos: Arquivos de textos devem ser enviados com extensão .doc. Tabelas devem ser enviadas com extensão .xls ou .doc. Os bancos de dados devem ser enviados com extensão .xls (exceto quando forem publicados no GitHub). Arquivos de imagem, como figuras e gráficos devem ser enviados com extensão .jpg, .png ou .tiff e 300dpi de resolução. Nenhum arquivo deve exceder 4Mb.

  5. Título, resumo e palavras-chave: O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês ou em espanhol e inglês. Adicionalmente, o sistema solicitará a inclusão do título, resumo e palavras-chave durante a submissão. Esses dados devem ser inseridos conforme solicitado para que o artigo possa ser encaminhado para avaliação. O título deve ser objetivo, todo em letras maiúsculas, e conter de 5 a 15 palavras. As palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia Brasil (BVS-Psi Brasil). Os resumos devem ser estruturados e conter no máximo 250 palavras.

  6. Autoria: Os seguintes dados referentes a autoria são obrigatórios e devem ser informados nos campos adequados do formulário de submissão: nome completo dos autores e do autor de correspondência, maior titulação acadêmica, afiliação profissional, cidade, estado, país e e-mail. Exemplo: Maria da Silva. Doutora em Biomedicina. Professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil. mariadasilva@bahiana.edu.br. Sem o devido preenchimento do formulário de submissão com os dados listados acima, o manuscrito não poderá ser encaminhado para avaliação.

    Cada manuscrito poderá ter até seis autores, exceto em caso de estudos multicêntricos.

  7. Conflitos de interesses: todos os autores devem informar possíveis conflitos de interesses que possam influenciar ou ter influenciado na pesquisa e no relato de seus resultados no campo adequado do sistema durante a submissão.

  8. Agradecimentos: Os agradecimentos devem ser breves e objetivos, a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas que não tenham preenchido os critérios de autoria. O apoio de agências de fomento e de outras organizações deve ser mencionado nesta seção.

  9. Referências: As referências bibliográficas devem ser formatadas no estilo APA. Artigos originais podem empregar no máximo 25 referências e revisões de literatura, 50. Quando uma referência possuir um Digital Object Identifier (doi®) associado a ela, o doi® deve ser informado na referência. doi®s podem ser localizados gratuitamente através da ferramenta Crossref query.

  10. Ética em Pesquisa: Todo trabalho de pesquisa que envolva estudo com vertebrados deverá citar o protocolo de pesquisa aprovado pela comissão de ética da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos, o número de cadastro na base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (SISNEP) deve ser informado no manuscrito. É proibida a identificação de pacientes, assim como o uso de suas iniciais, nome e número de registro. O termo de consentimento esclarecido, assinado pelo paciente, autorizando o uso de sua imagem e documentação médica para fins científicos deverá ser fornecido pelos autores como arquivos suplementares. Todos os ensaios clínicos devem ser registrados nas plataformas WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP) ou ClinicalTrials.gov antes do ensaio clínico ter início. O número de registro do ensaio clínico deve constar no manuscrito e ao final do resumo e do abstract. Mais informações sobre registro de ensaios clínicos e publicação aqui. Clique aqui para mais informações sobre Ética em Pesquisa.

  11. Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais: Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o país de fabricação entre parênteses. Ao reproduzir material protegido por direitos autorais, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização dos detentores dos direitos autorais.

  12. Republicação: Este periódico publica exclusivamente conteúdo inédito, exceto quando se aplicam as condições previstas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos da Área Médica (ICMJE, em inglês). Neste caso, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização da casa publicadora detentora dos direitos autorais da primeira publicação. A primeira publicação deve ser citada em nota de rodapé também.

 

Declaração de Direito Autoral

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.