VÍNCULO AFETIVO MATERNO: PROCESSO FUNDAMENTAL À SAÚDE MENTAL

Autores

  • Celeste Sá Oliveira do Espirito Santo
  • Maria Antonieta Nascimento Araújo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.831

Palavras-chave:

Vínculo mãe-bebê. Apego, Risco, Saúde mental

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi explorar o direcionamento de pesquisas contemporâneas na temática binária vínculo afetivo materno e saúde mental investigando se, nas suas respectivas formulações teóricas, há uma aproximação com os referenciais da psicanálise. Os dados foram coletados na base do Scientific Electronic Library Online - SciELO, tendo sido utilizadas as palavras-chaves vínculo mãe-bebê, apego, risco e saúde mental. Foram selecionadas as publicações de 2014, em língua portuguesa. A análise dos dados levantados levou à identificação de um direcionamento dos estudos para cinco categorias: fatores de risco e de proteção– tema prevalente, evidenciando preocupação com a integridade física e psíquica da criança e, em especial, do bebê - instrumentos de avaliação destes riscos, bem como às questões que envolvem a subjetividade parental além de um avanço em tema pouco abordado, em geral, nas pesquisas científicas: a importância da participação paterna no desenvolvimento infantil. É comum, entre os estudos analisados, a consideração da primeira fase do desenvolvimento humano como um momento de construção simbólica, a partir de uma vivência de proximidade física e emocional da criança com a mãe, ou pessoa substituta, que exerça a função materna nos primeiros anos de vida do bebê. É prevalente a utilização da psicanálise e de estudos psicanalíticos, sobretudo de Bowlby e Winnicott, como recursos teóricos para o entendimento dos objetos de estudos identificados. A partir das conclusões deste estudo, considera-se de relevância que as políticas de saúde, principalmente as relacionadas à atenção humanizada, deem especial atenção aos cuidados nos períodos da gestação bem como no período peri-natal e pós-natal. Além disso, incentiva-se a que novos estudos possam abordar díades de diferentes arranjos familiares da contemporaneidade - paternidade compartilhada, adoções de bebês por casais homoafetivos, dentre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celeste Sá Oliveira do Espirito Santo
    Psicóloga Clínica, Especialista em Atenção Básica à Saúde Mental. Possui graduação em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2009), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1974).
  • Maria Antonieta Nascimento Araújo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Psicóloga, Mestre em Educação, Docente do Curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenadora da Especialização em Saúde Mental e Atenção Básica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

18.05.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Sá Oliveira do Espirito Santo, C., & Nascimento Araújo, M. A. (2016). VÍNCULO AFETIVO MATERNO: PROCESSO FUNDAMENTAL À SAÚDE MENTAL. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.831

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)