Terapia Cognitivo-Comportamental em situação de Abuso Sexual: um Estudo de Caso

Autores

  • Júlio Gonçalves Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
  • Juliana Vieira A. Silva Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1869

Palavras-chave:

Abuso sexual infantil, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Clínica

Resumo

As consequências ocasionadas pelo abuso sexual são múltiplas, e podem circunscrever desde modificações nos padrões de respostas psicológicas à impactos negativos no processo de desenvolvimento. Em sua maioria, os impactos de ordem psicológicas são traduzidos em distorções cognitivas que são caracterizadas pela forma com que o indivíduo percebe a si e os outros, produzindo assim alterações comportamentais, cognitivas e emocionais. Outrossim, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é dotada de aporte teórico-prático, com evidências substanciais, que atua centrada em problemas específicos com intuito de gerar soluções funcionais a esses indivíduos, inclusive em casos de abuso sexual. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é descrever uma intervenção realizada por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental para redução do medo, culpa e ansiedade antecipatória em uma paciente que sofreu abuso sexual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, organizada por meio de uma estrutura descritiva norteada pelas informações coletadas e baseadas em proposições teóricas, com avaliações mensais através de um Inventário de Ansiedade. Como resultados, foi observado melhorias substanciais referente às cognições, comportamentos e sentimentos da paciente, com expressivo aumento na qualidade de interações sociais e diminuição do sentimento de culpa, medo e de sintomas ansiosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Júlio Gonçalves, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia

    Graduando de Psicologia e membro técnico administrativo da Comissão de Auto Avaliação do Curso de Design (2016 - atual) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Atualmente participa do projeto de pesquisa para o desenvolvimento de jogo eletrônico para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade embasados em áreas da Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-Comportamental, projeto financiado pelo Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), e do projeto de pesquisa para a aplicação de um grupo de Promoção da Saúde baseado em Terapia Cognitivo-Comportamental para acadêmicos de Psicologia de uma Universidade do litoral Norte de Santa Catarina. Atua como facilitador de grupos voltados à orientação parental para pais ou cuidadores de crianças entre zero e oito anos, embasados no protocolo da Association American Psychology (APA), ACT - para educar crianças em ambientes seguros. É administrador, e colaborador, do portal Revista Eletrônica de Psicologia Científica SimplesMente (2016 - atual).

  • Juliana Vieira A. Silva, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
    Graduação em Psicologia e possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2006). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Psicóloga, professora da Universidade do Vale do Itajaí, Sinergia Sistema de Ensino, SOCIESC e da Pós- Graduação UNIASSELVI. Tem experiência na área de Psicologia e Administração, bem como artigos publicados.

Downloads

Publicado

23.08.2018

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Terapia Cognitivo-Comportamental em situação de Abuso Sexual: um Estudo de Caso. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(3), 423-432. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1869

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)