Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a perspectiva da Gestalt Terapia

Autores

  • Camila Maffioleti Cavaler Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Amanda Castro Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1855

Palavras-chave:

Ansiedade, TAG, Awareness, Aqui e Agora

Resumo

A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, contudo sob condições excessivas pode atingir um nível patológico e trazer prejuízos ao bem estar dos indivíduos. O presente artigo é uma revisão narrativa do transtorno de ansiedade generalizada – TAG – compreendido à partir da escola psicológica Gestalt- terapia de Frederick Perls. O estudo concentrou-se em identificar a patologia, analisar sua etiologia e conhecer os indicadores de tratamento medicamentoso. Na perspectiva da Gestalt indivíduos ansiosos que tentam controlar a natureza reguladora a sua volta, não conseguem viver a vida de forma espontânea, pois estão preocupados com possíveis acontecimentos futuros.  Quanto menos perceptivo de si próprio é o indivíduo, maior será seu empenho em se manter no controle das situações. Viver no presente é por si só um ato terapêutico. O princípio da hierarquia das necessidades está constantemente operando em todos os indivíduos, para que a situação mais importante venha emergir, basta que o indivíduo esteja consciente da experiência de si mesma o tempo todo, sem tentar controlá-la.  Compreender o TAG possibilita ao terapeuta auxiliar seu paciente a sair de um ciclo vicioso disfuncional de quebra no ciclo de contato.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Castro, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Saúde e desenvolvimento psicológico, Linha de pesquisa: Representações e práticas sociais relativas à saúde. Mestre em Psicologia. Psicodramatista formada pela escola Viver Psicologia Psicodrama. Especialista em Psicodrama pelo Centro Universitário Amparense - Unifia. Em formação Nível II e III em Psicodrama. Especialista em Psicologia do desenvolvimento pela Universidade de Araraquara - UNIARA. Psicóloga formada pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro do LACCOS - Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição. Membro do Nupac-ST - Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador. Atualmente é professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc e no curso de formação em Práticas de grupo e Especialização em Psicodrama na Escola Viver Psicologia: psicodrama. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e processos grupais. Realiza pesquisas sob o enfoque da Teoria das representações sociais.

Downloads

Publicado

2018-07-30

Como Citar

Maffioleti Cavaler, C., & Castro, A. (2018). Transtorno de Ansiedade Generalizada sob a perspectiva da Gestalt Terapia. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 313–321. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1855

Edição

Seção

Estudos Teóricos