Explorando a realidade socioeconômica e alimentar em comunidades desfavorecidas: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5614

Palavras-chave:

Educação Médica, Vulnerabilidade Social, Direito Humano à Alimentação Adequada

Resumo

INTRODUÇÃO: A concentração urbana das faculdades médicas limita a exposição dos estudantes aos desafios rurais, dificultando a implementação das diretrizes que visam humanizar a formação profissional. Surge, então, a necessidade de atividades acadêmicas que abordem tais demandas, principalmente sobre as endemias rurais. OBJETIVOS: Relatar a experiência de estudantes de medicina com visitas clínicas domiciliares a famílias em condições socioeconômicas desfavoráveis no município de São Benedito do Sul, PE. METODOLOGIA: Os recursos obtidos pela venda de alimentos e doados por residentes do Procape/UPE custeou deslocamento e estadia de doze estudantes e orientadora. Com auxílio da Agente Comunitária de Saúde local, cinco famílias foram selecionadas. Aplicou-se formulários para coleta de queixas ligadas a alguma doença, conteúdo da alimentação e condições de moradia, além da realização de exame físico e de um eletrocardiograma. RESULTADOS: Notou-se grande precariedade em relação às moradias e condições de acesso à saúde. A renda total era em média inferior a um salário mínimo, enquanto a educação variou do analfabetismo ao fundamental incompleto. Nas residências não havia acesso a chuveiro ou vaso sanitário. Derivados do milho acrescido de carne embutida eram a base alimentar, com consumo esporádico de feijão, galinha ou ovo. Registrado diversos relatos sobre a assistência à saúde gratuita em estado precário. CONCLUSÃO: A vivência do projeto foi fundamental na construção crítica do conceito ampliado de saúde. Evidenciou-se que o SUS não atinge completamente as demandas da região. Torna-se necessária uma reavaliação da qualidade da assistência médica local, para que possa suprir as necessidades dos moradores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Ministério da Educação e Cultura (Brazil). Resolução CNE/CES 3/2014 | Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina [Internet]. Brasília: Ministério da Educação e Cultura; 2014. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014-pdf&Itemid=30192

(2) Dias JCP, Ramos Júnior AN, Gontijo ED, Luquetti A, Shikanai-Yasuda MA, Coura JR, et al. Brazilian Consensus on Chagas Disease, 2015. Epidemiologia e Serviços de Saúde. 2016;25(21):7–86. Available from: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742016000500007

(3) Machado CDB, Wuo A, Heinzle M. Brazilian Medical Education: a Historical Analysis of Academic and Pedagogical Education. Revista Brasileira de Educação Médica. 2018;42(4):66–73. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4RB20180065 DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180065

(4) Scheffer M. et al. Demografia Médica no Brasil 2023. São Paulo: FMUSP, AMB; 2023.

(5) Silva JL. O controle das endemias no Brasil e sua história. Ciência e Cultura [Internet]. 2003;55(1):44-47. Available from: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252003000100026&lng=en

(6) Portaria Nº 397, de 16 de março de 2020 (Brazil). Dispõe sobre o Programa Saúde na Hora [Internet]. Diário Oficial da União. 2020 Mar. 16. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0397_16_03_2020.html

(7) Ministério da Saúde (Brazil), Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Saúde da Família. Carteira de serviços da Atenção Primária à Saúde (CaSAPS): versão profissionais de saúde e gestores [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2019. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carteira_servicos_atencao_primaria_saude_profissionais_saude_gestores_completa.pdf

(8) Portela GZ. Primary Health Care: an essay on concepts applied to national studies. Physis: Revista de Saúde Coletiva. 2017;27(2):255-76. https://doi.org/10.1590/S0103-73312017000200005 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-73312017000200005

(9) Reis M, Bagolin LA. Arte Como Experiência. Cadernos de Pesquisa. 2011;41(142):314–9. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000100017 DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000100017

(10) Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Brazil). Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências [Internet]. Diário Oficial da União. 1990 Sept. 20. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm

Publicado

21.06.2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Cardoso VCG, Leite JGA, de Carli RC, Farias SCL, Barros M das ND da S. Explorando a realidade socioeconômica e alimentar em comunidades desfavorecidas: relato de experiência. Intern J Educ H [Internet]. 21º de junho de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];8:e5614. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5614

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>