Teleconsulta e telemonitoramento em fisioterapia durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência em um ambulatório docente assistencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2023.e4368

Palavras-chave:

Teleconsulta, Telemonitoramento, Fisioterapia, Educação em Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: Devido ao contexto pandêmico foi necessário reinventar nossa prática profissional e inserir as modalidades de teleconsulta, teleconsultoria e telemonitoramento ao atendimento fisioterapêutico. Comunicação estabelecida por aplicativo de mensagem, com o envio de vídeos ou cartilhas de exercícios, e atividades síncronas com as orientações de exercícios no ambiente domiciliar, assegurando proteger a comunidade da propagação do vírus, facilitando o distanciamento físico e social preconizado no momento. OBJETIVO: Relatar a experiência da teleconsulta e telemonitoramento do ponto de vista de fisioterapeutas docentes de estágio supervisionado em um ambulatório docente assistencial. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência docente-assistencial, interdisciplinar, a qual ocorreu no período de agosto a dezembro de 2020, instituídas no componente curricular Estágio Supervisionado Ambulatorial e Estágio em Gestão, do curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em Salvador, Bahia. Realizou-se a teleconsulta e telemonitoramento através do número de telefone celular cadastrado no aplicativo ®WhatsApp LLC, com atendimento online e duração de 50 minutos. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O corpo docente foi instigado a motivar a turma a enfrentar novos desafios, como: dispensar a aplicação da técnica fisioterapêutica com suas mãos em prol da promoção da educação em saúde e priorizar o desenvolvimento do autocuidado no paciente a partir das orientações à distância. Apesar das frustrações geradas pelas mudanças da modalidade de atendimento, os discentes passaram a vislumbrar a abertura de espaço interno para novas experiências como estímulos positivos enfrentado durante o estágio. Dessa forma, observou-se que mesmo com os desafios foi possível estabelecer e entender que algumas práticas vieram para ficar nos casos em que melhor se aplicam.

Downloads

Referências

(1) Yu P, Zhu J, Zhang Z, Han Y. A familial cluster of infection associated with the 2019 novel coronavirus indicating possible person-to-person transmission during the incubation period. J Infect Dis. 2020;221(11):1757-1761. https://doi.org/10.1093/infdis/jiaa077.

(2) Huang C, Wang Y, Li X, Ren L, Zhao J, Hu Y, et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet. 2020;395(10223):497-506. https://doi.org/10.1016/s0140-6736(20)30183-5

(3) Pan American Health Organization, World Health Organization. OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia [Internet]. 2020. Available from: https://www.paho.org/pt/news/11-3-2020-who-characterizes

(4) Wilder-Smith A, Freedman DO. Isolation, quarantine, social distancing and community containment: pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. J Travel Med. 2020;27(2):020. https://doi.org/10.1093/jtm/taaa020

(5) Pan American Health Organization, World Health Organization. Doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) [Internet]. 2020. Available from: https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus/doenca-causada-pelo-novo

(6) Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020 [Internet]. Diário Oficial da União. 11 de dezembro de 2020. Available from: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-deeducacao/90831-resolucoescp2021#:~:text=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%202,redes%20escolares%2C%20p%C3%BAblicas%2C%20privada%2C

(7) Resolução CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia [Internet]. Diário Oficial da União.4 de março de 2002. Available from: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/470695/pg-11-secao-1-diario-oficial-da

(8) Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Resolução n.º 516, de 20 de março de 2020. Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria [Internet]. Distrito Federal; 2020. Available from: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825

(9) Pegorari MS, Ohara DG, Matos AP, Iosimuta NCR, Ferreira VTK, Pinto ACPN. Barriers and challenges faced by Brazilian physiotherapists during the COVID-19 pandemic and innovative solutions: lessons learned and to be shared with other countries. Physiother Theory Pract. 2020;36(10):1069-1076. https://doi.org/10.1080/09593985.2020.1818486

(10) Fazenda ICA, Tavares DE, Godoy HP. Interdisciplinaridade na pesquisa científica. São Paulo: Papirus; 2015.

(11) Stanhope J, Weinstein P. Learning from COVID-19 to improve access to physiotherapy. Aust J Prim Health. 2020;26(4):271-272. https://doi.org/10.1071/py20141

(12) Holland AE. Telephysiotherapy: time to get online. J Physiother. 2017;63(4):193-195. https://doi.org/10.1016/j.jphys.2017.08.001

(13) Piotrowicz E Zieliński T, Bodalski R, Rywik T, Dobraszkiewicz-Wasilewska, Sobieszczańska-Malek, et al. Home-based telemonitored Nordic walking training is well accepted, safe, effective and has high adherence among heart failure patients, including those with cardiovascular implantable electronic devices: a randomised controlled study. Eur J Prev Cardiol. 2015;22(11):1368-1377. https://doi.org/10.1177/2047487314551537

(14) Hwang R, Bruning J, Morris NR, Mandrusiak A, Russel T. Home-based telerehabilitation is not inferior to a centre-based program in patients with chronic heart failure: a randomised trial. J Physiother. 2017;63(2):101-107. https://doi.org/10.1016/j.jphys.2017.02.017

(15) Tsai LL, McNamara RJ, Moddel C, Alison JA, McKenzie DK, McKeough ZJ. Home-based telerehabilitation via real-time videoconferencing improves endurance exercise capacity in patients with COPD: The randomized controlled TeleR Study. Respirology. 2017;22(4):699-707. https://doi.org/10.1111/resp.12966

(16) Mallmann DG, Galindo Neto NM, Sousa JC, Vasconcelos EMR. Health education as the main alternative to promote the health of the elderly. Ciênc. saúde coletiva. 2015;20(6):1763-1772. https://doi.org/10.1590/1413-81232015206.02382014

Publicado

07.02.2023

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Sousa MC de M, Mendes SMD, Mamede CAGS, Ribeiro RTSK. Teleconsulta e telemonitoramento em fisioterapia durante a pandemia de COVID-19: relato de experiência em um ambulatório docente assistencial. Intern J Educ H [Internet]. 7º de fevereiro de 2023 [citado 30º de março de 2025];7:e4368. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/4368

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>