Impacto Pedagógico das Capacitações Internas Aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3564

Palavras-chave:

Ensino. Educação Médica. Estudantes de Medicina.

Resumo

INTRODUÇÃO: Ligas Acadêmicas (LA) de Medicina são atividades extracurriculares, as quais reconhecem o protagonismo do aluno na produção do conhecimento, como as capacitações internas desenvolvidas por estudantes. OBJETIVO: Avaliar a eficácia das capacitações internas em técnica operatória aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica (LAMIC-LT) aos seus ligantes. METHODS: Avaliamos os resultados das capacitações internas da LAMIC-LT aplicadas aos alunos-ligantes, comparando-os com estudantes não-expostos. Utilizou-se um questionário como instrumento de avaliação contendo 20 questões objetivas, cujo todos os participantes tiveram até 30 minutos para responde-lo. A pontuação de 60% de respostas certas foi adotada como um limite mínimo para considerar o conhecimento sedimentado. Para análises estatísticas, foram aplicados o teste Mann-Whitney U e teste exato de Fisher duplo caudado, considerando p<0,01 significante. RESULTADOS: 69 estudantes compuseram a amostra, dos quais 24 foram estudantes LAMIC, expostos aos treinamentos internos e 45 estudantes regulares não-expostos. Entre os expostos, 91,7% apresentaram resultados supra-limiares, enquanto apenas 2,2% dos estudantes não-expostos atingiram essa marca (p<0,01; odds ratio, OR=354,8). Houve correlação entre os resultados dos estudantes-LAMIC e bom desempenho em: fundamentos em cirurgia (p<0,01, OR=5,0), avaliação de risco cirúrgico (p<0,01, OR=3,4), posicionamento do paciente (p<0,01, OR=183,5) e da equipe cirúrgica (p<0,01, OR=9,6), centro cirúrgico (p<0,01, OR=84,0) e instrumentação (p<0,01, OR=125,3).  CONCLUSÃO: A participação nas capacitações internas promovidas pela liga acadêmica possibilitou melhores resultados em conhecimento cirúrgico, corroborando com o conceito de que lideranças estudantis na experiência de ensino podem contribuir para uma melhor aprendizagem e formação médica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Fonseca do Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

Undergraduate Medical Student, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil; Biomedical Scientist, Department of Biological Sciences, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus (BA), Brazil

Selton Cavalcante Tomaz, Universidade do Estado da Bahia

Undergraduate Medical Student, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil.

Alan Rodrigues de Azevedo, Universidade do Estado da Bahia

MD, MS. Surgeon and Professor, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi (BA), Brazil.

André Gusmão Cunha, Universidade do Estado da Bahia

MD, PhD. Surgeon and Professor, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil.

André Bouzas de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

MD, MS. Surgeon and Professor, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

do Nascimento, J. H. F., Tomaz, S. C., de Azevedo, A. R., Cunha, A. G., & de Andrade, A. B. (2021). Impacto Pedagógico das Capacitações Internas Aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica. Revista Internacional De Educação E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3564

Edição

Seção

Artigos Originais