Planejamento estratégico na promoção à saúde do idoso: uma experiência integradora academia-serviço-comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v3i1.2139

Palavras-chave:

Educação em saúde. Planejamento em saúde. Saúde do idoso. Serviços de saúde.

Resumo

INTRODUÇÃO: O planejamento em saúde pode ser compreendido como um dispositivo para sistematização das ações e facilitação na elaboração dos processos de trabalho, bem como para a formação de profissionais de saúde engajados à organização do Sistema Único de Saúde. OBJETIVO: Discutir o envolvimento de diversos atores sociais na construção coletiva do Planejamento Estratégico Situacional em um componente curricular da formação em saúde e levantar potenciais benefícios desse processo.  MATERIAIS E MÉTODOS: Os discentes tiveram aporte teórico do Sistema Único de Saúde, Promoção da Saúde, Epidemiologia, Planejamento, Educação Popular durante os três semestres do componente curricular supracitado. No segundo semestre foi realizado diagnóstico situacional da população de um grupo de idosos da USF. Com base nesse diagnóstico, no terceiro semestre, juntamente à equipe da USF, docentes e os idosos, foi realizado Planejamento Estratégico Situacional (PES), sob os moldes de Carlos Matus, de intervenções comunitárias com base na Educação Popular em Saúde. RESULTADOS: O PES, com a participação de todos os atores, possibilitou a horizontalidade das relações em todas as etapas, desde o planejamento até a execução das atividades. Foram realizadas 5 intervenções comunitárias com os idosos, com posterior avaliação e monitoramento das ações. CONCLUSÃO: Os resultados apontam para o papel potencializador dessa prática integradora e a importância da vivência no SUS desde o início do percurso acadêmico.

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Biografia do Autor

  • Carla Maria Lima Santos, Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Campus I, Departamento de Ciências da Vida.

    Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

  • Suélem Maria Santana Pinheiro Ferreira, Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Campus I, Departamento de Ciências da Vida.
    Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
  • Carla Santos Almeida, Discente do curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Departamento de Ciências da Vida.
    Monitora de ensino do componente curricular Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade III.
  • Igor Brasil de Araújo, Professor Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Campus I, Departamento de Ciências da Vida.
    Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

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Publicado

15.05.2019

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Santos CML, Pinheiro Ferreira SMS, Almeida CS, Araújo IB de, Marino AC de, Menezes VM. Planejamento estratégico na promoção à saúde do idoso: uma experiência integradora academia-serviço-comunidade. Intern J Educ H [Internet]. 15º de maio de 2019 [citado 17º de maio de 2024];3(1):36-44. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/2139

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