Conhecimentos de Calouros de Psicologia sobre o Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2246Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde. Conhecimento. Formação profissional. Estudantes universitários.Resumo
A atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) demanda habilidades e competências desenvolvidas desde a formação, sendo importante o contato com a prática e a articulação com a teoria envolvendo o SUS ao longo da graduação. O estudo buscou descrever os conhecimentos de estudantes calouros de um curso de psicologia, que estão inseridos na prática em Atenção Primária à Saúde (APS), acerca do SUS. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa realizado com 16 estudantes do primeiro período de um curso de graduação em psicologia. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira sendo um questionário autoaplicável que teve seus resultados analisados e descritos na forma de frequências absolutas e percentuais das respostas, e a segunda etapa consistiu num grupo focal, norteado por questões abertas, cujas respostas foram submetidas à Técnica de Análise de Conteúdo. O estudo revelou que as metodologias ativas nos cursos de psicologia auxiliam no aprendizado dos estudantes sobre o SUS, e dão a oportunidade desses estudantes se perceberem como futuros profissionais em constante aprendizado, voltando-se também à saúde pública.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
19.07.2019
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Sousa, M. R. de, Felix, J. R. L., Melo, M. C. B. de, & Tarquino, M. G. (2019). Conhecimentos de Calouros de Psicologia sobre o Sistema Único de Saúde. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 116-128. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2246