Empreendedorismo na apropriação cultural reacionária da religião
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.4433Palavras-chave:
Igreja, Empresa, Brasil, SubjetividadeResumo
Xenofobias, fundamentalismos, sectarismos, comunitarismos, preconceitos, moralismos, estigmas e discriminações negativas fazem parte dos efeitos de biopoder deste acontecimento. Este artigo discute o negócio da religião que opera por meio de elementos específicos da religiosidade e andam junto com acontecimentos políticos, econômicos, sociais, subjetivos e culturais por meio da biopolítica, da disciplina, da soberania jurídica e de mecanismos de segurança, no capitalismo neoliberal de cunho empresarial. A igreja-empresa e de um fiel próspero é parte dos efeitos deste dispositivo de governo das condutas. Busca-se demonstrar como a aliança entre os setores mais reacionários com a extrema direita, no Brasil, produz certa forma de biopoder por meio das práticas de extermínio de minorias sociais, racismos de toda sorte, sexismos e modos de vida higienistas.
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