Empreendedorismo na apropriação cultural reacionária da religião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.4433

Palavras-chave:

Igreja, Empresa, Brasil, Subjetividade

Resumo

Xenofobias, fundamentalismos, sectarismos, comunitarismos, preconceitos, moralismos, estigmas e discriminações negativas fazem parte dos efeitos de biopoder deste acontecimento. Este artigo discute o negócio da religião que opera por meio de elementos específicos da religiosidade e andam junto com acontecimentos políticos, econômicos, sociais, subjetivos e culturais por meio da biopolítica, da disciplina, da soberania jurídica e de mecanismos de segurança, no capitalismo neoliberal de cunho empresarial. A igreja-empresa e de um fiel próspero é parte dos efeitos deste dispositivo de governo das condutas. Busca-se demonstrar como a aliança entre os setores mais reacionários com a extrema direita, no Brasil, produz certa forma de biopoder por meio das práticas de extermínio de minorias sociais, racismos de toda sorte, sexismos e modos de vida higienistas.

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Publicado

18.05.2022

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Silveira Lemos, F. C., & Gomes Galindo, D. C. (2022). Empreendedorismo na apropriação cultural reacionária da religião. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 11, e4433. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.4433

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