Games e moralidade: como os jogadores se relacionam com os conteúdos morais dos jogos?

Autores

  • Vítor de Morais Alves Evangelista Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - Campus de Cornélio Procópio - Centro de Ciências Humanas e da Educação,
  • Aline Kadooka Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sertaneja -PR
  • Rita Melissa Lepre Universidade Estadual Paulista (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i2.3786

Palavras-chave:

Jogos. Moral. Virtual.

Resumo

INTRODUÇÃO: Os jogos eletrônicos se tornaram parte fundamental de uma sociedade marcada pelo uso da tecnologia e pela virtualização das relações humanas. Considerados como produto de uma cultura de consumo tecnológica recente, os jogos apresentam a seu respeito diversas opiniões contraditórias, principalmente às que se referem aos seus conteúdos morais e suas supostas influências.  OBJETIVO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os jogadores se relacionam com os conteúdos morais presentes nos jogos eletrônicos.  METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo envolvendo 30 jogadores. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas com a apresentação de dilemas virtuais baseados em jogos eletrônicos. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva, sendo os resultados discutidos à luz das teorias morais. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontam que a maioria dos jogadores considera o ambiente virtual como um espaço de permissividade, satisfação dos desejos e livre de qualquer sanção, apresentando um número bem maior de respostas utilitaristas aos videodilemas. CONCLUSÃO:Os resultados sugerem que a ação moral no ambiente virtual pode ser vista como um construto independente para o julgamento moral.

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Biografia do Autor

Vítor de Morais Alves Evangelista, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - Campus de Cornélio Procópio - Centro de Ciências Humanas e da Educação,

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Colaborador na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP - Campus de Cornélio Procópio - Centro de Ciências Humanas e da Educação

Aline Kadooka, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sertaneja -PR

Psicóloga da  Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sertaneja -PR, Mestre e Doutora em Psicologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Rita Melissa Lepre, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação. Livre-Docente em Psicologia da Educação. Professora Associada da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Evangelista, V. de M. A., Kadooka, A., & Lepre, R. M. (2021). Games e moralidade: como os jogadores se relacionam com os conteúdos morais dos jogos?. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(2), 270–281. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i2.3786

Edição

Seção

Artigos Originais

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