Competência cognitiva: comparando a aprendizagem entre sala de aula tradicional e sala de aula ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3831

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino, Ensino Superior, Métodos de Ensino, Ensino em Saúde, Educação em Saúde Pública

Resumo

INTRODUÇÃO: O novo perfil do aluno tem exigido novos formatos de ensino e aprendizagem, com saberes interligados a partir de uma prática pedagógica alicerçada na reflexão. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar como os alunos avaliam o que aprenderam utilizando o Mapa Conceitual associado à Sala de Aula Invertida no processo de ensino, aprendizagem e avaliação em comparação com a Sala de Aula Tradicional. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo transversal realizado com 90 alunos de uma universidade pública do Brasil nos anos de 2016 a 2018. Para a coleta de dados os autores utilizaram um instrumento de alta confiabilidade baseado na escala Likert de 4 pontos contendo questões referentes às competências a serem desenvolvidas pelos alunos. O teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov foi realizado e o teste de Wilcoxon foi utilizado para identificar as diferenças entre os dois métodos. O nível de significância foi de 5%. RESULTADOS: A média atribuída a cada um dos dois métodos investigados foi significativamente maior (p <0,001) no Mapa Conceitual com Sala de Aula Invertida (3,38) do que na Sala de Aula Tradicional (2,75). CONCLUSÕES: Enquanto o Mapa Conceitual favorece o processo de aprendizagem significativa com compreensão, integração e assimilação dos conteúdos de forma autônoma e corresponsável pelos alunos, a Sala de Aula Tradicional baseia-se na memorização passiva dos conteúdos ministrada pelos professores. Por isso, sugere-se que, o Mapa Conceitual com Sala de Aula Invertida na percepção dos alunos, foi mais eficaz quando comparado à Sala de Aula Tradicional, por proporcionar a assimilação, interpretação e integração dos conteúdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Cotta RMM, Costa GD. Portfólio reflexivo: método de ensino, aprendizagem e avaliação. Minas Gerais: Editora UFV; 2016.

(2) Delphino FBB, Oliveira E, Felisbino AM, Sgorbissa ML, Souza DR. A utilização de metodologias ativas em cursos superiores para uma aprendizagem significativa. In: Jerez O, Silva C, organizators. Innovando en la educación superior: experiencias clave em Latinoamérica y el Caribe 2016-2017 (Volumen 3: Integración de TIC’s). Santiago: Facultad de Economía y Negocios, Universidad de Chile; 2017. pp. 67-77. https://doi.org/10.34720/7khq-d689

(3) Costa GD, Driessen E, Silva LS, Campos AAO, Costa TMT, Donateli CP, et al. Collective portfolio: assessment of teaching and learning in health undergraduate courses. Ciênc Saúde Colet. 2018;23(11):3779-787. https://doi.org/10.1590/1413-812320182311.27072015

(4) Roget AD, Serés MVG. La práctica reflexiva: bases, modelos e instrumentos. Madrid: Narcea S.A. de Ediciones; 2014.

(5) Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Critical and reflective portfolios: a pedagogical approach centered on cognitive and metacognitive skills. Interf. 2015;19(54):573-88. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0399

(6) Cotta RMM, Silva LS, Cotta RM, Cotta FM, Bastos MAP, Campos AAO, et al. The Conceptual Map as a tool for teaching and meaningful learning about the Unified Health System. J Manag Prim Health Care. 2015;6(2):264-81. https://doi.org/10.14295/jmphc.v6i2.306

(7) Delors J. La educación encierra un tesoro. Madrid: Santillana; 1996.

(8) Frye AW, Hemmer PA. Program evaluation models and related theories: AMEE guide no. 67. Med Teach. 2012;34(67):288–99. https://doi.org/10.3109/0142159x.2012.668637

(9) Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução MS/CNS nº 569, de 08 de dezembro de 2017 [Internet]. Brasília: Conselho Nacional de Saúde; 2017. Avaible from: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2017/Reso569.pdf

(10) Blanco A. Desarrollo y evaluación de competencias en educación superior. Madrid: Narcea S.A. de Ediciones; 2009, p. 17-34.

(11) Ho V, Kumar RK, Velan G. Online testable concept maps: benefits for learning about the pathogenesis of disease. Med Educ. 2014;48(7):687-97. https://doi.org/10.1111/medu.12422

(12) Kassab SE, Fida M, Radwan A, Hassan AB, Abu-Hijleh M, O'Connor BP. Generalisability theory analyses of concept mapping assessment scores in a problem-based medical curriculum. Med Educ. 2016;50(7):730-37. https://doi.org/10.1111/medu.13054

(13) Flipped Learning Network. Definition of Flipped Learning [Internet]; 2014. [uptaded 2014 mar. 12; cited 2019 jun. 01]. Available from: https://flippedlearning.org/definition-of-flipped-learning/

(14) Chen F, Lui AM, Martinelli SM. A systematic review of the effectiveness of flipped classrooms in medical education. Med. Educ. 2017;51(6):585-97. https://doi.org/10.1111/medu.13272

(15) Organización Mundial de la Salud. Evaluación de la promoción de la salud: principios y perspectivas. Metodologías para la promoción de la salud [Internet]. Washington, D.C.: OPS; 2007. 524 p. Available from: https://iris.paho.org/handle/10665.2/3070

(16) Prado LB, Avila NR, Llobet MP, Canut MTL, Rodriguez, SF, Lajara MAG. Escala de Autopercepción del Pensamiento Crítico en Alumnos de Enfermería [Internet]. III Congreso Internacional sobre Aprendizaje, Innovación y Competitividad (CINAIC); 2015 oct. 14-16; Madrid, Spain. [cited 2021 oct. 01]. Available from: http://138.4.83.137/dmami/documentos/liti/Actas_CINAIC_2015.pdf

(17) Zabalza MA. Competencias docentes del profesorado universitário: calidad y desarrollo profesional. 2a. ed. Madrid: Narcea S.A. de Ediciones; 2009.

(18) Lizarraga MLSA. Competencias cognitivas en Educación Superior. 2a. ed. Madrid: Narcea S.A. de Ediciones; 2010.

(19) Cotta RMM, Costa GD. Assessment instruments and self-evaluation of reflective portfolios: a theoretical-conceptual construction. Interf. 2016;20(56):171-83. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1303

(20) Cotta RMM, Silva LS, Costa GD, Cotta FM, Cotta RM. Portfólio coletivo reflexivo: ferramenta potencializadora do trabalho em equipe, raciocínio crítico e tomada de decisões. Rev S Greg [Internet]. 2017;16:12-21. Available from: https://revista.sangregorio.edu.ec/index.php/REVISTASANGREGORIO/article/view/416

(21) Novak JD, Cañas AJ. The theory underlying Concept Maps and how to construct them, Technical Report IHMC CmapTools 2006-01. Florida Institute for Human and Machine Cognition [Internet]. 2006;(6):1-36. Disponível em: https://cmap.ihmc.us/publications/researchpapers/theorycmaps/TheoryUnderlyingConceptMaps.bck-11-01-06.htm

(22) Ausubel DP, Novak JD, Hanesian H. Educational psychology. 2a. ed. New York: Holt, Rinehart and Winston; 1980.

(23) Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Reflective portfolio: a proposal for teaching and learning geared on competencies. Ciênc Saúde Colet. 2013;18(6):1847-56. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000600035

(24) Cotta RMM, Ferreira ES. Mapas conceituais e aula invertida: benefícios para o processo de ensino e aprendizagem sobre as políticas de saúde. Rev Invest Educ Univ [Internet]. 2019;2(1):22-32. Available from: http://revistas.educacioneditora.net/index.php/RIEU/article/view/26

(25) Anderson LW, Krathwohl DR. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman; 2001.

(26) Bergmann, J. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Porto Alegre: Penso; 2018.

(27) Daley BJ, Torre DM. Concept maps in medical education: an analytical literature review. Med Educ. 2010;44(5):440-48. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.2010.03628.x

(28) Hawkins RE, Welcher CM, Holmboe ES, Kirk LM, Norcini JJ, Simons KB, et al. Implementation of competency-based medical education: are we addressing the concerns and challenges? Med Educ. 2015;49(11):1086-102. https://doi.org/10.1111/medu.12831

(29) Schwartzstein RM, Roberts DH. Saying goodbye to lectures in medical school - paradigm shift or passing fad? N Engl J Med. 2017;377(7):605-07. https://doi.org/10.1056/nejmp1706474

Downloads

Publicado

04.08.2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Cotta RMM, Ferreira E de S, do Prado REG, Cavalier SB de O, da Costa GD, Moreira TR. Competência cognitiva: comparando a aprendizagem entre sala de aula tradicional e sala de aula ativa. Intern J Educ H [Internet]. 4º de agosto de 2022 [citado 10º de maio de 2024];6:e3831. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3831

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>