Código de ética em Psicologia e ética de inspiração fenomenológico-existencial: um diálogo atual e necessário
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3685Palavras-chave:
Ética., Código de Ética, Fenomenologia Existencial, Psicologia.Resumo
OBJETIVO: O presente artigo pretendeu construir reflexões sobre ética a partir do código de ética da Psicologia e uma ética fenomenológico-existencial, inspirada na Fenomenologia de Martin Heidegger, e em seus estudos sobre Ontologia. MÉTODO: O artigo insere-se na modalidade de pesquisa qualitativa, teórica, de natureza original, exploratória e descritiva, cujo método de investigação resgata na fenomenologia hermenêutica heideggeriana uma leitura compreensiva da ética a partir dos estudos de textos canónicos referentes ao tema da ética e dos códigos deontológicos que regulamentam e apoiam profissões, por exemplo, o código de ética da Psicologia. Possibilidades metodológicas de leitura compreensiva, assentes no método fenomenológico, ressaltam que o círculo hermenêutico heideggeriano não admite que condições prévias para descrição e compreensão dos fenômenos sejam claras e inalteráveis. Assim, as possibilidades metodológicas articulam conjuntamente componentes do círculo hermenêutico: posição prévia, visão prévia e concepção prévia no sentido de aproximar-se da provisoriedade do fenômeno da ética. DISCUSSÃO: Os objetivos deste estudo são demonstráveis no problema investigado: como são possíveis reflexões sobre a ética na Psicologia desde diálogos entre código de ética em Psicologia e uma ética fenomenológico-existencial? Assim, admitimos ética distinta de moral e problematizamos o modo usual como ética é resumida, na Psicologia, ao Código de ética, ampliando nossas reflexões quanto aos modos de sermos éticos, bem como, privilegiando aproximações ao fenômeno da ética. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este trabalho aponta outros modos de refletir sobre a ética e contribui para a aproximação compreensiva da ética como tema a ser priorizado nas práticas da Psicologia, inclusive, aproximarmo-nos da ética do cotidiano das relações humanas.
Downloads
Referências
Angell, M. (2011, August). A epidemia da doença mental [The mental illness epidemic]. Revista Piauí. https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-epidemia-de-doenca-mental/
Amendola, M. (2014). The history of the Code of Ethics for the Psychologist. Estudos em Psicologia, 14(2), 660-685. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000200016&lng=pt&tlng=pt
Aristóteles. (2015). Ética a Nicómaco [Nicomachean ethics] (5th ed., A. C. Caeiro, Trans.). Quetzal. (Original work published in 1852).
Arendt, H. (2004). Responsabilidade e julgamento [Responsibility and Judgment]. Companhia das Letras.
Azevedo, A. K. S. (2013). Não Há Você sem Mim: Histórias de Mulheres Sobreviventes de uma Tentativa de Homicídio [There's No You Without Me: Stories of Women Surviving an Attempted Murder] [Thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17399
Borges-Duarte, I. (2017). Mesura e desmesura em Heidegger [Bounty and disproportionateness in Heidegger]. Studia Heideggeriana, 6, 65-102. http://hdl.handle.net/10174/22573
Caldeira, D. G. S. (2019). A questão da ética na psicoterapia: contribuições da Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger [The issue of ethics in psychotherapy: contributions from Martin Heidegger's Hermeneutic Phenomenology] [Thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Repositório UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27358
Caldeira, D. G. S., & Dutra, E. M. S. (2018). Caminhos Possíveis entre Ética e a Psicoterapia fenomenológica existencial [Possible paths between ethics and existential phenomenological psychotherapy]. PSI UNISC, 2(2), 35-50. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11770
Caldeira, D. G. S., & Dutra, E. M. S. (2021). Atualizações fenomenológico-hermenêuticas do cuidado para um corresponder ético [Phenomenological-hermeneutic updates of care for an ethical match]. In E. M. S. Dutra & A. A. Maux (Orgs.), Pesquisa em psicologia fenomenológico-existencial: interpretações do sofrimento na contemporaneidade II. CRV.
Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de Ética Profissional do Psicólogo [Psychologist's Code of Professional Ethics]. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Cortina, A. (2003). El quehacer público de la ética aplicada: ética cívica transnacional [The public question of applied ethics: transnational civic ethics]. In A. Cortina & D. García-Marzá. Razón pública y éticas aplicadas. Los caminos de la razón práctica en una sociedad pluralista. Tecnos.
Cortina, A. (2004). Ética sin moral [Ethics without morals]. Tecnos. (Original work published in 1990).
Cortina, A., & Martinéz, E. (2005). Ética [Ethics] (S. C. Leite, Trans.). Loyola.
Dutra, E. M. S., & Maux, A. A. (Orgs.). (2017). Pesquisa em psicologia fenomenológico-existencial: interpretações do sofrimento na contemporaneidade [Research in existential-phenomenological psychology: interpretations of contemporary suffering]. CRV.
Frankl, V. E. (1985). Em busca de sentido [In search of meaning] (W. Schlupp, Trans.). Vozes.
Freire, P. (2013). Pedagogia do Oprimido [Pedagogy of the Oppressed]. Paz e Terra. (Original work published in 1972)
Giacóia Junior, O. (1999). Hans Jonas: technology as a subject for ethics. Natureza Humanam, 1(2), 407-420. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24301999000200007
Gilligan, C. (1993). In a different voice: Psycological theory and women's development. Harvard University Press. (Original work published in 1982).
Heidegger, M. (1979). Sendas Perdidas (3rd ed., J. R. Armengol, Trans.). Losada.
Heidegger, M. (2007). Heidegger. Ensaios e conferências [Essays and conferences] (E. C. Leão, G. Fogel & M. S. C. Schuback, Trans.). Vozes. (Original work published in 1953).
Heidegger, M. (2009). Seminário de Zollikon [Zollikon Seminar] (G. Arnold, & M. F. A. Prado, Trans.). Vozes. (Original work published in 1987)
Heidegger, M. (2012). Ser e tempo [Being and time] (F. Castilho, Trans.). Vozes/ Unicamp. (Original work published in 1927).
Jesus Junior, A. G., Bighetti, C. A, Freitas, F. A, Oswaldo, Y. C., & Noronha, A. P. P. (2007). Avaliação psicológica e ética: um estudo com universitários [In a different voice: Psycological theory and women's development]. Universitas: Ciências da Saúde, 5, 1/2, 61-74. https://doi.org/10.5102/ucs.v5i1.267
Jonas, H. (2006). O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica [The Principle of Responsibility: Essay of an Ethic for a Technological Civilization] (M. Lisboa & L. B. Montez, Trans.). Contraponto. (Original work published in 1979)
Kant, I. (2014). Fundamentação da Metafísica dos Costumes [Fundamentação da Metafísica dos Costumes]. Textos Filosóficos. (Original work published in 1785).
Kohlberg, L. (1992). Psicología del desarrollo moral [Psychology of moral development]. Desclée de Brouwer. (Original work published in 1981)
Mattar, C. M. (2017). Prefácio [Preface]. In R. N. Sá. Para além da técnica: ensaios fenomenológicos sobre psicoterapia, atenção e cuidado (pp. 7-10). Via Verita.
Maux, A. A. B., & Dutra, E. M. S. (2020). Thinking of the Hermeneutic Circle as a Way to Psychological Research. Estudos & Pesquisas em Psicologia, 20(4), 1034-1048. https://doi.org/10.12957/epp.2020.56649
Muniz, M. (2018). Ethics in Psychological Assessment: Old Questions, New Reflections. Psicologia: Ciência e Profissão, 38 (spe), 133-146. https://doi.org/10.1590/1982-3703000209682
Organização das Nações Unidas. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos [Universal Declaration of Human Rights]. UNICEF. https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Piaget, J. (1994). O Juízo Moral na Criança [Moral Judgment in Children]. Summus. (Original work published in 1932).
Sá, M. T. (2016). Psicologia, psicanálise e formação em educação: Reflexões sobre uma ética do olhar, quando se trata de pensar o humano [Psychology, psychoanalysis and education in education: Reflections on an ethics of the gaze, when it comes to thinking about the human]. In V. Cláudio (Org.). Psicologia e Ética: O primado do humano (pp. 1, 165-176). Fim de Século.
Singer, P. (2017). Ética no mundo real: 82 breves ensaios sobre coisas realmente importantes [Ethics in the Real World: 82 Short Essays on Really Important Things]. Edições 70.
Sousa, P. R. (2016). O ensino da ética em Psicologia [Teaching Ethics in Psychology]. In V. Cláudio (Org.). Psicologia e Ética: O primado do humano (p. 21-50). Fim de Século.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Danielle de Gois Santos Caldeira, Elza Maria do Socorro Dutra, Cíntia Guedes Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.