SOCIOPOÉTICA E FORMAÇÃO DO PESQUISADOR INTEGRAL

Autores

  • Jacques Gauthier Unijorge

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.459

Palavras-chave:

Sociopoética, Metodologia da pesquisa, Filosofia, Interculturalidade

Resumo

Ao considerar os limites cognitivos da entrevista e as relações de poder que caracterizam as pesquisas acadêmicas foi criada a sociopoética, voltada para a constituição de grupos-pesquisadores atores e sujeitos da pesquisa, com valorização das culturas populares e de resistência, mobilização do corpo inteiro como fonte de conhecimentos, utilização de técnicas artísticas de pesquisa e dialogicidade na interação entre a academia e as comunidades anfitriões da pesquisa. O autor justifica teoricamente essa abordagem e expõe os passos de realização de uma pesquisa, desde a negociação inicial até a socialização, insistindo sobre os diversos momentos, analíticos e intuitivos, sensíveis, emotivos e racionais da criação coletiva e cooperativa do conhecimento. Além de uma forte referência à filosofia de Deleuze e Guattari estão expostas técnicas e noções originais que, além dos problemas, conceitos e personagens conceituais que encontramos em obras filosóficas acadêmicas, caracterizam as pesquisas sociopoéticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacques Gauthier, Unijorge
    Formado em filosofia, ciências políticas e semiótica em nível de mestrado e educação em nível de doutorado. Professor pesquisador em áreas de saúde e educação. Especialista em acupuntura e medicina tradicional chinesa. Mestre taoísta. Estuda a inter e transculturalidade, e a interação entre saber e sabedoria, ciência e espiritualidade.

Downloads

Publicado

26.01.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

SOCIOPOÉTICA E FORMAÇÃO DO PESQUISADOR INTEGRAL. (2016). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 4(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.459

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>