O acolhimento ao cuidador de crianças internadas
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2394Palabras clave:
Humanização. Educação em saúde. Cuidadores.Resumen
A presença dos cuidadores/familiares no hospital é reconhecida como um fator que potencializa a melhora do paciente. Este artigo objetiva conhecer as percepções dos cuidadores de crianças internadas sobre as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Educar e Humanizar em saúde. A metodologia adotada foi qualitativa na perspectiva da concepção freiriana de educação. O Círculo de Cultura foi formado pelos cuidadores das crianças internadas e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Estas avaliações foram abordadas categoricamente da seguinte maneira: O acolhimento ao cuidador; compartilhando vivências, a troca de saberes; e tirando o foco da doença, conversas que modificam. O processo de hospitalização revela sentimentos de angústia, solidão, tristeza e expectativas. As estratégias utilizadas pelos alunos trouxeram resultados positivos como diminuição dessas tensões onde eles relatam sentimentos de alívio, confiança, motivação e descontração.