Estudantes africanas imigrantes no Ceará – análise do processo adaptativo

Geraldo Flamarion Da Ponte Liberato Filho, Zélia Maria de Sousa Araújo Santos, José Manuel Peixoto Caldas, Maria Helena de Agrela Gonçalves Jardim, Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo, Paula Dayanna Sousa dos Santos

Resumo


Estudo de caso com o objetivo de analisar o processo adaptativo de estudantes africanas imigrantes no Ceará, realizado na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em Redenção-Ceará-Brasil. Participaram do estudo onze estudantes procedentes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’S). De acordo com a nacionalidade, incluímos: três de Moçambique; duas de São Tomé e Príncipe; duas de Cabo verde; duas de Angola; e duas de Guiné-Bissau.  As estudantes estavam na faixa etária de 22 a 32 anos. Com relação à renda mensal, a individual variava de R$ 500,00 a R$ 1.020,00, e a familiar de R$ 500,00 a R$ 1.300,00. Dentre as estudantes, identificamos fatores de risco para Síndrome Hipertensiva da Gravidez, além da cor negra. Os motivos da migração estavam relacionados com a busca de uma formação acadêmica, conquista de melhores condições de trabalho e de realização profissional e disponibilizar melhorias para os familiares e conhecidos do País de origem mediante o seu regresso. Para sete estudantes houve facilidades, e estas se relacionavam com oportunidade de estudo financiado, liberdade, segurança, melhores condições de vida, e amadurecimento. As dificuldades de adaptação no País eram inerentes ao tipo de alimentação, clima, cultura, racismo/preconceito, custo com moradia, acesso aos serviços de saúde, insegurança e violência. A partir da análise dos resultados consideramos que as estudantes imigrantes africanas enfrentavam dificuldades no processo adaptativo migratório mediadas pela diferença cultural, discriminação, racismo e poder aquisitivo aquém das ofertas locais relacionadas ao atendimento às suas necessidades básicas.


Palavras-chave


Estudante. Adaptação. Imigração.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2402

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