O acolhimento ao cuidador de crianças internadas

Autores

  • Fabiola Hermes Chesani Universidade do Vale do Itajai-Univali
  • Márcia Aparecida Miranda de Oliveira Docente do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina.
  • Rafaela Regina Oechsler da Costa Docente do Curso de Nutrição, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina.
  • Bernardo Portela Acadêmico do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, Santa Catarina.
  • Ellen de Souza Azeredo Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí.
  • Letícia Corrêa Ferreira Acadêmica do Curso de Psicologia, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2394

Palavras-chave:

Humanização. Educação em saúde. Cuidadores.

Resumo

A presença dos cuidadores/familiares no hospital é reconhecida como um fator que potencializa a melhora do paciente. Este artigo objetiva conhecer as percepções dos cuidadores de crianças internadas sobre as atividades desenvolvidas pelo  projeto de extensão Educar e Humanizar em saúde. A metodologia adotada foi qualitativa na perspectiva da concepção freiriana de educação. O Círculo de Cultura foi formado pelos cuidadores das crianças internadas e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Estas avaliações foram abordadas categoricamente da seguinte maneira: O acolhimento ao cuidador; compartilhando vivências, a troca de saberes; e tirando o foco da doença, conversas que modificam. O processo de hospitalização revela sentimentos de angústia, solidão, tristeza e expectativas. As estratégias utilizadas pelos alunos trouxeram resultados positivos como diminuição dessas tensões onde eles relatam sentimentos de alívio, confiança, motivação e descontração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiola Hermes Chesani, Universidade do Vale do Itajai-Univali
    Docente do Curso de Fisioterapia e do Mestrado em Saúde, Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí

Downloads

Publicado

12.07.2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O acolhimento ao cuidador de crianças internadas. (2019). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 217-228. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2394

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>