DIALOGOS: ENSINO DA PSICOLOGIA NO BRASIL E EM PORTUGAL

Autores

  • Mônica Ramos Daltro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Rui Alexandre Paixão Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584

Palavras-chave:

Psicologia, Diretrizes curriculares, Carta de Bolonha

Resumo

Esse ensaio propõe um diálogo sobre a formação em psicologia no Brasil e em Portugal. Está organizado como entrevista. No dialogo estabelecido pode-se observar como o discurso cientificista positivista está na base da formação em Portugal e no Brasil e se estende pela União Europeia. A Carta de Bolonha e as Diretrizes Curriculares Nacionais estão apresentadas como marcos na educação superior dos dois países em função de proporem pensar o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem e incluir o multiculturalismo como realidade

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Biografia do Autor

  • Mônica Ramos Daltro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Doutoranda em Medicina e Saúde Humana, pela EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Mestrado em Medicina  e Saúde Humana pela EBMSP (2009). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1986).

  • Rui Alexandre Paixão, Universidade de Coimbra
    Rui Alexandre Paquete Paixão é psicologo, PHD pela  Universidade de Coimbra em Portugal, onde atua como  professor associado e pesquisador da área clínica. Atua como Coordenador do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUC E - Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

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Publicado

26.01.2016

Edição

Seção

Ensaios Teóricos

Como Citar

DIALOGOS: ENSINO DA PSICOLOGIA NO BRASIL E EM PORTUGAL. (2016). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 4(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v4i1.584

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