Orientação profissional no ensino médio: revisão de estudos da psicologia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1804Palabras clave:
Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia BrasileiraResumen
Tendo como temática a orientação profissional (OP) no ensino médio, elaboramos este artigo com o objetivo de realizar uma revisão sistemática sobre os estudos da psicologia brasileira acerca do referido tema. Para isso utilizamos cinco bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index Psi, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC e PsycINFO. Ao término da análise nos restaram 29 artigos, sendo 04 artigos teóricos e 25 artigos empíricos. As bases teóricas mais utilizadas foram a psicologia positiva e as teorias sociocognitiva e comunitária. Nos artigos empíricos verificamos que a temática mais frequente foi o uso de escalas, que visam mensurar a relação dos fatores por elas avaliados e a OP. Como exemplo dessas escalas podemos citar: Escala de Maturidade para Escolha Profissional- EMEP; Escala de Aconselhamento Profissional –EAP; e Escala de Atribuição e Eficácia para Atividades Ocupacionais – EAAOC. Os periódicos científicos que mais publicaram trabalhos sobre essa temática foram aqueles nos quais a OP é tema central de suas publicações. Ficou constatado que nos últimos anos as publicações envolvendo o tema tem diminuído consideravelmente se comparadas à década passada.