PROJETOS/PROGRAMAS DE REDUÇÃO DE DANOS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Valcleiton Bispo Santos Universidade Federal da Bahia
  • Marlene Miranda Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.841

Palavras-chave:

Projeto, Redução de danos, Usuários de drogas

Resumo

A Redução de Danos (RD), enquanto estratégia de saúde pública, se refere à políticas, programas e práticas que visam primeiramente minimizar riscos e danos de natureza biológica, psicossocial e econômica, provocados ou secundários ao uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas, sem necessariamente requerer do usuário uma redução ou abstinência. No Brasil, a RD foi adotada como estratégia de saúde pública pela primeira vez em Santos-SP no ano de 1989, contudo é só no ano de 1995 no PRD CETAD na cidade de Salvador/BA que a RD tem suas ações financiadas por organizações internacionais para o combate ao HIV/AIDS. No ano de 2003 o governo federal reconhece a RD enquanto estratégica no cuidado aos usuários de álcool e outras drogas e a insere no Programa Nacional de Atenção Integrada aos Usuários de Álcool e outras Drogas passando assim a financiar as ações. Diante da história da RD no Brasil, este artigo tem como objetivo, realizar uma revisão bibliográfica, a fim de identificar, a partir dos artigos publicados, os projetos/programas de RD, o público alvo atendido, o local e o período de atuação. Para tal análise, foram selecionados 10 artigos que utilizaram o banco de dados dos projetos/programas de RD no período entre 1995-2014. A Metodologia utilizada foi a revisão sistemática realizada no banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Nos Resultados e Discussão, os artigos foram organizados a fim de responder aos objetivos específicos. Na conclusão foram levantadas questões sobre a RD no Brasil e no Mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valcleiton Bispo Santos, Universidade Federal da Bahia
    Especialização em andamento em Saúde Mental e Atenção Básica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Técnico em Saúde Mental Nível Superior da Faculdade de Medicina UFBA.
  • Marlene Miranda, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Professora Assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Downloads

Publicado

18.05.2016

Edição

Seção

Estudos Teóricos

Como Citar

Santos, V. B., & Miranda, M. (2016). PROJETOS/PROGRAMAS DE REDUÇÃO DE DANOS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.841

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >>