A INTERFERÊNCIA DOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE PÂNICO: UMA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Autores

  • Mariana Andrade Breschi Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Martha Moreira Cavalcante Castro Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.178

Palavras-chave:

Transtorno de Pânico, Transtorno de personalidade, Terapia cognitivo comportamental.

Resumo

A ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, presente em todas as pessoas, fazendo parte do processo de adaptação ao meio em que vivem. A ansiedade, quando experimentada excessivamente, pode se tornar patológica, apresentando-se como um transtorno. Dentre os transtornos ansiosos, o transtorno de pânico é definido pela ocorrência de ataques recorrentes de ansiedade, os quais surgem subitamente sem nenhum motivo desencadeador aparente. Estudos apontam que a TCC é eficaz no tratamento do transtorno de pânico. Entretanto, quando há comorbidades associadas – a saber, transtornos de personalidade – as pesquisas mostram resultados menos significativos da intervenção cognitivo-comportamental para esse tipo de associação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Andrade Breschi, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Graduação em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2011). Atualmente é Pesquisadora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e psicóloga clínica. Integrante do Dept. psicopedagógico do Colégio Módulo.

Martha Moreira Cavalcante Castro, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Universidade Federal da Bahia

Doutora em Medicina e Saúde pela UFBA Especialista em Terapia Cognitivo -comportamental. Professora adjunta da graduação e pós - graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Professora Adjunta Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2013-05-01

Como Citar

Andrade Breschi, M., & Moreira Cavalcante Castro, M. (2013). A INTERFERÊNCIA DOS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE NO TRATAMENTO DO TRANSTORNO DE PÂNICO: UMA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.178

Edição

Seção

Artigos Originais