Giracardio: jogo educativo para a promoção à saúde cardiovascular em feirantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e4191

Palavras-chave:

Educação em saúde, Jogos, Tecnologia Educacional, Promoção da Saúde, Saúde Cardiovascular

Resumo

OBJETIVOS: descrever o processo de elaboração do jogo educativo GIRACARDIO para a promoção à saúde cardiovascular em feirantes e relatar as impressões desse público acerca da aplicabilidade da tecnologia educativa. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de multimétodos, realizada no mês de fevereiro de 2020 no Mercado Público de Sobral-Ceará, com uma amostra final de vinte feirantes. A coleta realizou-se por meio da aplicação da tecnologia educativa e a utilização de um questionário de qualidade de vida. O tratamento dos dados se deu por meio da análise temática de conteúdo.  RESULTADOS: Houve uma aderência significativa pelo público durante a aplicação da tecnologia educativa facilitando o momento de educação em saúde com base no favorecimento de hábitos saudáveis e alerta para riscos cardiovasculares. O giracardio configurou-se como um instrumento facilitador de ensino-aprendizagem, contribuindo para uma educação em saúde diferente das tradicionais, e apontou benefícios na utilização de jogos educativos pela enfermagem.  CONCLUSÃO: A aplicação do Giracardio favoreceu o ensino-aprendizado, o que levou uma avaliação positiva da tecnologia educativa pelo público alvo.  Para a enfermagem, a pesquisa agregou cientificidade sobre os benefícios da utilização de tecnologias leves no cuidado à saúde, com foco nos jogos educativos.

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Publicado

23.05.2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Giracardio: jogo educativo para a promoção à saúde cardiovascular em feirantes. (2022). Revista Enfermagem Contemporânea, 11, e4191. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2022.e4191

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