A CONSULTA DE ENFERMAGEM FRENTE À DETECÇÃO PRECOCE DE LESÕES NO COLO DO ÚTERO

Autores

  • Enderson Souza de Oliveira Centro Universitário Jorge Amado
  • Ítala Fontes da Silva Centro Universitário Jorge Amado
  • Anne Jacob de Souza Araújo Centro Universitário Jorge Amado
  • Milena Vaz Sampaio Santos
  • Paula Elis Sousa Queiroz Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1369

Palavras-chave:

Consulta de Enfermagem. Câncer de Colo do Útero. Exame Papanicolau. Saúde da Mulher

Resumo

Introdução: O câncer do colo do útero define-se como a replicação desordenada do epitélio de revestimento do útero. Essa neoplasia se não tratada e diagnosticada precocemente é responsável por milhões de óbitos todos os anos no Brasil. Objetivo: Mostrar a importância da consulta de enfermagem na prática do exame preventivo e na educação em saúde das mulheres. Método: Revisão bibliográfica, realizada a partir de buscas nas bases de dados Lilacs, Medline, Scielo, além de manuais do Ministério da Saúde - MS e do Instituto Nacional do Câncer – INCA; foram identificados 12 artigos apropriados para o presente artigo. Resultados e Discussão: Foram elaboradas três categorias temáticas: Contextualizando o câncer do colo do útero; O Papilomavírus Humano como principal fator de risco; e Práticas educativas de enfermagem para a prevenção do câncer de colo do útero. Conclusão: O enfermeiro deve utilizar ferramentas de comunicação efetivas para estabelecer o foco na assistência integral à mulher, no momento da consulta ginecológica, constituindo um meio de promoção à saúde e prevenção de lesões no colo do útero através da realização do exame preventivo e das atividades de educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enderson Souza de Oliveira, Centro Universitário Jorge Amado

Enfermeiro. Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Ítala Fontes da Silva, Centro Universitário Jorge Amado

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Jorge Amado.

Anne Jacob de Souza Araújo, Centro Universitário Jorge Amado

Professora Orientadora. Graduada em Enfermagem, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pós Graduada em UTI, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA. Docente da Unijorge.

Milena Vaz Sampaio Santos

Graduada em Enfermagem, pela Universidade Federal da Bahia, Pós Graduada em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva UFBA, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA.

Paula Elis Sousa Queiroz, Centro Universitário Jorge Amado

Enfermeira, Especialista em Emergência, Mestranda no Curso de Tecnologias em Saúde na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Docente da Unijorge. 

Downloads

Publicado

2017-10-30

Como Citar

de Oliveira, E. S., da Silva, Ítala F., Araújo, A. J. de S., Santos, M. V. S., & Queiroz, P. E. S. (2017). A CONSULTA DE ENFERMAGEM FRENTE À DETECÇÃO PRECOCE DE LESÕES NO COLO DO ÚTERO. Revista Enfermagem Contemporânea, 6(2), 186–198. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i2.1369

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática - Integrativa – Bibliométrica