Profissionais de Enfermagem na UTI e seu protagonismo na pandemia: Legados da Covid-19

Autores

  • Jaqueline Fernandes Ribeiro Faculdade Santa Maria
  • Josefa Mayara de Figueiredo Andrade Faculdade Santa Maria
  • Krysnah Allen da Silva Melo Faculdade Santa Maria
  • Francisca Lianne Fernandes Bandeira Faculdade Santa Maria
  • Pollyanna Sousa da Silva Faculdade Santa Maria
  • Maria Artunilda Bezerra Pinho Faculdade Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v10i2.3423

Palavras-chave:

Infecções por Coronavirus. Unidades de Terapia Intensiva. Enfermeiras e Enfermeiros. Papel do Profissional de Enfermagem. Pandemias.

Resumo

OBJETIVO: Analisar a atuação dos profissionais de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva, considerando seu protagonismo no atendimento aos pacientes com COVID-19 e os legados dessa pandemia até o momento. MÉTODO: Revisão sistemática com base no protocolo Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-Analysis. Foram consideradas publicações em português, inglês e espanhol dos últimos dois anos (2019-2020) indexados na Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde do Brasil, na PubMed, Cochrane Central e Web Of Science. RESULTADOS: Foram selecionados 14 artigos para a análise dos dados. A atuação do profissional de enfermagem no combate ao COVID-19 é consenso em diferentes países, sendo destacada sua atuação como linha de frente e as necessidades de adaptação a um contexto inédito, lidando com o desconhecido e com pesquisas frequentes que apontavam novas descobertas. Como implicações futuras frente à atual pandemia verificou-se fatores como maior valorização dos profissionais de enfermagem, inclusive com uso de profissionais intensivistas e anestesistas, diversificação das formas de comunicação, melhor autogerenciamento e gerenciamento das equipes e o teleatendimento em cuidados de enfermagem. CONCLUSÃO: A pandemia trazida pela COVID-19 evidenciou o protagonismo dos enfermeiros. Com as mudanças e adaptações exigindo novos protocolos e formas de atendimento, podendo ser considerados como legados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

05.04.2021

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

1.
Fernandes Ribeiro J, de Figueiredo Andrade JM, da Silva Melo KA, Fernandes Bandeira FL, Sousa da Silva P, Bezerra Pinho MA. Profissionais de Enfermagem na UTI e seu protagonismo na pandemia: Legados da Covid-19. Rev Enf Contemp [Internet]. 5º de abril de 2021 [citado 28º de abril de 2024];10(2):347-65. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3423

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>