A ATUAÇÃO DO(A) ENFERMEIRO(A) NA PROMOÇÃO, INCENTIVO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Maykon dos Santos Marinho UESB
  • Everaldo Nery de Andrade UESB
  • Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v4i2.598

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Enfermagem, Educação em saúde

Resumo

O(A) enfermeiro(a) tem um importante papel durante o pré-natal, são por meio de suas práticas e atitudes que estes profissionais podem incentivar a amamentação e apoiar as nutrizes, evitando assim dúvidas e o desmame precoce. O estudo tem como objetivo analisar a atuação do(a) enfermeiro(a) na promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico. Realizou uma busca com os descritores: Aleitamento materno; Enfermagen; Educação em saúde na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Analisaram-se dez artigos que atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Observou-se que nos dez artigos pesquisados o(a) enfermeiro(a) é destacado como agente disseminador da promoção, do incentivo e apoio ao aleitamento materno. Este estudo permitiu depreender a importância do profissional enfermeiro(a) atuando e orientando as gestantes quanto à promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykon dos Santos Marinho, UESB

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em cuidado Pré-Natal/UNIFESP. Especilista em Educação Permanente em Saúde/UFRGS. Mestrando do PPGMLS/UESB. Bolsista pela CAPES.

Everaldo Nery de Andrade, UESB

Doutor em Ciências Fisiológicas (UFBA/UFMG/USP). Professor Assistente – UESB, Jequié/BA.

Ana Cristina Freitas de Vilhena Abrão, UNIFESP

Profa. Dra. do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Downloads

Publicado

2016-03-08

Como Citar

Santos Marinho, M. dos, Andrade, E. N. de, & Abrão, A. C. F. de V. (2016). A ATUAÇÃO DO(A) ENFERMEIRO(A) NA PROMOÇÃO, INCENTIVO E APOIO AO ALEITAMENTO MATERNO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Enfermagem Contemporânea, 4(2). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v4i2.598

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)