COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE IMAGEM (TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA) PARA O DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO

Autores

  • Francielle Magalhães Souza da Silva ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
  • Edson Marcos Ferreira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v6i1.1258

Palavras-chave:

Acidente Vascular Encefálico, Tomografia Computadorizada, Magnetic Resonance Imaging

Resumo

Os métodos de imagem propiciam um diagnóstico diferencial, bem como norteiam a conduta clínica adequada para cada caso. Dessa forma o estudo tem como objetivo comparar os dois métodos, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética e suas técnicas para o diagnóstico de AVE na fase aguda/hiperaguda. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura não sistemática baseada na busca de artigos científicos nas bases de dados PUBMED, SCIELO, portal da CAPES e dados do Ministério da Saúde, bem como nas revistas indexadas aos portais. Resultados e Discussão: A TC é o primeiro método de escolha para diferenciar o AVE isquêmico do AVE hemorrágico. A RM utilizando as sequencias Difusão e FLAIR são capazes de identificar rapidamente a penumbra isquêmica e zona irreversível. Tanto a AngioTC e AngioRM permitem a localização do vaso obstruído com mais precisão e a Perfusão por TC/RM avaliam a funcionalidade do fluxo sanguíneo. Conclusão: A decisão acerca do melhor método varia conforme o estado do paciente e o tempo decorrido desde o início do AVE. No entanto, cada técnica apresenta vantagens e desvantagens, sendo necessária mais estudos que comparem os métodos oferecendo medidas de precisão entre as técnicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francielle Magalhães Souza da Silva, ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA

    Biomédica (2015). Pós graduada em Bioimagem com ênfase em Ressonância Nuclear Magnética pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência em Imaginologia pela Clinica Multimagem e pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara. Habilitada em Imaginologia e Análises Clínicas pela Faculdade Nobre de Feira de Santana. Atualmente trabalha como operadora de Ressonância Magnética.

     
  • Edson Marcos Ferreira de Oliveira
    Biomédico. Pós graduado em Bioimagem pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Professor na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

24.04.2017

Edição

Seção

Estudos de Revisão: Sistemática ou Integrativa (apenas)

Como Citar

1.
Silva FMS da, de Oliveira EMF. COMPARAÇÃO DOS MÉTODOS DE IMAGEM (TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA) PARA O DIAGNÓSTICO DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO. Rev Enf Contemp [Internet]. 24º de abril de 2017 [citado 26º de abril de 2024];6(1):81-9. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/1258

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>