ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-OPERATÓRIO E SUA INFLUÊNCIA NO PÓS-OPERATÓRIO: UMA PERCEPÇÃO DO CLIENTE

Autores

  • Débora Rodrigues da Rocha Faculdade Independente do Nordeste
  • Olguimar Pereira Ivo Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR/ Vitória da Conquista- Ba

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v4i2.631

Palavras-chave:

Assistência pré-operatória, Compreensão, Sentimentos do cliente

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral identificar a percepção dos clientes no período pré-operatório sobre a assistência de enfermagem e sua influência no pós-operatório. Foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo e natureza quantitativa devido à utilização de dados numéricos. O instrumento para coleta dos dados foi por meio do questionário de múltipla escolha. Os dados foram coletados na enfermaria, na fase pós-operatória de um hospital privado localizado na cidade de Vitória da Conquista, Bahia- Brasil. A análise de dados é estatística descritiva. Os resultados foram, a prevalência do sexo feminino (69,23%), e o ensino fundamental incompleto (30,77%) entre os participantes. Os que souberam o nome da sua terminologia cirúrgica (51,28%). Os clientes que receberam orientações no pré-operatório sobre a cirurgia, constatou-se (64,10%) e os que compreenderam o que foi falado foram (66,67%). Os sentimentos mais evidenciados pelos clientes foram a ansiedade ( 43,60%). O técnico de enfermagem, enfermeiro e médico (25,64%) e apenas o médico (20,51%) foram os profissionais que mais orientaram alguns dos clientes participantes. A qualificação da equipe de enfermagem avaliado pelos clientes foram prevalentes o bom e o ótimo (38,46%). O estudo mostrou que, a carência de informações/orientações prestadas pelo enfermeiro na fase pré operatória dificulta o entendimento e provocam equívocos, neste sentido há uma necessidade de implementação de novas práticas, como a prescrição de enfermagem, visando um atendimento qualificado e minimizando possíveis complicações.

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Biografia do Autor

  • Débora Rodrigues da Rocha, Faculdade Independente do Nordeste

    Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR. Pós-Graduanda em Enfermagem Obstétrica/ Vitória da Conquista- Ba

  • Olguimar Pereira Ivo, Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR/ Vitória da Conquista- Ba
    Docente do cursos de Enfermagem e Farmácia da Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR/ Vitória da Conquista- Ba, Graduada em Enfermagem, especialista em formação pedagógica, auditoria em enfermagem e especialização em ativação de processos de mudanças na formação superior de profissionais de saúde e Mestre em Ética e Gestão, do curso de teologia das Faculdades EST - São LeopoldoEnfermeira. Professora. Faculdade Independente do Nordeste- FAINOR/ Vitória da Conquista- Ba

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Publicado

08.03.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PRÉ-OPERATÓRIO E SUA INFLUÊNCIA NO PÓS-OPERATÓRIO: UMA PERCEPÇÃO DO CLIENTE. (2016). Revista Enfermagem Contemporânea, 4(2). https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v4i2.631

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