Introdução à semiologia: construção da história clínica. Reflexões de um curso de extensão digital
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3745Palavras-chave:
Educação Médica, Semiologia, Educação digitalResumo
INTRODUÇÃO: A entrevista clínica é um procedimento essencial no processo do encontro clínico, do cuidado sempre que o médico se comporta com capacidade de respeito, interesse, autenticidade, coerência e compreensão empática. A anamnese favorece o reconhecimento do outro, suas necessidades, medos e angústias. A partir dessas reflexões, avaliamos a necessidade de oferecer um curso de extensão sobre construção de anamnese, em formato digital, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que aborde questões e que capacite os alunos para que tenham o conhecimento necessário para enfrentar as consequências causadas pela pandemia COVID-19, e a ausência de aulas presenciais de ensino superior no Estado da Bahia. OBJETIVOS: Desenvolver um conjunto de conhecimentos que levem à sedimentação da construção da história clínica (anamnese) e exploração dos principais sinais e sintomas. METODOLOGIA: O curso foi executado integralmente na plataforma Google sala de aula® /Meet® em 09 encontros, de 18/08 a 14/10 2020, com 24 alunos matriculados e divididos em 2 turmas de 12 alunos. A metodologia incluiu atividades síncronas (aulas teóricas e discussões) e atividades assíncronas (videoaulas disponíveis na plataforma, material de apoio e atividades para casa). A avaliação teórica foi realizada por meio do formulário googleforms, bem como o formulário de pesquisa de avaliação de curso. CONCLUSÕES: A avaliação feita pelos alunos trouxe sentimentos de agradecimento, encantamento e realização por participar de um curso voltado para Semiologia Médica, pois foi o primeiro contato com o Curso de Medicina para alguns dos alunos. Diante dos resultados, e da reflexão dos professores, houve o desejo de repetir o curso de extensão, principalmente para os alunos recém-matriculados, pois perceberam a importância de tal atividade nesse período de incertezas.
Downloads
Referências
Soares MOM, Higa EFR, Gomes LF, Marva?o JPQ, Gomes AIF, Gonc?alves AHC. Anamnesis impact to an integrated care: Portuguese students’ view. Rev Bras Promoc? Sau?de. 2016;29(Supl):66-75. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p66
Porto CC. Como fazer uma boa entrevista cli?nica. Rev Med Minas Gerais [Internet]. 2017;26:e-1842. Available from: http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2241
Cardoso GF, Braga SLO, Gotardelo DR. The attention basic care: the potencial of Calgary-Cambridge Model. Braz. J. Surg. Clin. Res [Internet]. 2017;19(1):104-6. Available from: https://pt.scribd.com/document/489925780/Modelo-de-consulta-na-atencao-basica
Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014 (Brasil). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina. [Internet]. Brasília: Ministério da Educação: Conselho Nacional da Educação. 2014 jun. 20. Available from: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao
Gorgens PRC, Andrade PCR. Estrate?gias para uso de tecnologias digitais de informac?a?o e comunicac?a?o no ensino me?dico construtivista [Internet]. Anais do Congresso Internacional de Educac?a?o e Tecnologias, Encontro de Pesquisadores em Educac?a?o a Dista?ncia Materiais; 2018; Sa?o Carlos. Available from: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/591
Magalhães AJA, Rocha MHA., Santos SC, Dantas CB, Manso GJMC, Ferreira MA. Digital Technology-Assisted Teaching of Anamnesis during the Covid-19 Pandemic in Brazil. Rev bras educac med. 2020;44(sup.1):e0163. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Carolina Bittencourt Moura de Almeida, Daniela Rosa Guimarães Gotardo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/4.0/80x15.png)