Provisórios em prótese fixa: revisão integrativa da literatura e técnicas para confecção

Autores

  • Andressa Cristina da Silva Queiroz
  • Robson de Lima Gomes
  • Gregorio Marcio de Figueiredo Rodrigues
  • Viviane Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v12i1.3543

Palavras-chave:

Prótese Parcial Temporária. Polímeros. Prótese Parcial Fixa. Resistência à Flexão. Prótese Dentária. Polimento Dentário.

Resumo

INTRODUÇÃO: A prótese fixa provisória é uma parte importante do tratamento reabilitador, sendo uma fase intermediária necessária para a confecção das próteses definitivas. OBJETIVO: Apresentar materiais e suas propriedades; como também as técnicas para confecção de provisórios em Prótese Fixa, através de uma revisão de literatura integrativa. MATERIAL E MÉTODO: Busca dos artigos ocorreu na BVS e PubMed, publicados em português e inglês, entre 2000 a 2020. A estratégia de busca utilizada foi utilizando as palavras chave: (Denture, Partial, Temporary) AND (Polymers) AND (Denture, Partial, Fixed) AND ("Dental Prosthesis" OR "Flexural Strength" OR "Dental Polishing"). Foram incluídos estudos completos disponíveis; abordando o tema provisórios em Prótese Parcial Fixa sobre dente. Os critérios de exclusão foram estudos de provisórios em prótese sobre implante, revisões de literatura e relatos de caso. Os dados completos dos textos selecionados foram extraídos pelos revisores. Técnicas foram apresentadas quanto as etapas de confecção. RESULTADOS: Os estudos abordaram a aplicação de diferentes materiais e técnicas, além das pesquisas laboratoriais serem prevalentes. Observou-se uma heterogeneidade entre objetos de estudos e variáveis, destacando-se o uso de distintos polímeros, técnicas e adição do reforço. CONCLUSÃO: Há diversos materiais para a confecção de provisórios. As técnicas relatadas foram o uso do molde em silicone, matriz em acetato e CAD/CAM, e as mais comuns de serem executadas na clínica diária foram adaptação da faceta de estoque (sobre o preparo e dente tratado endodonticamente), resina adaptada ou bolinha e molde ou matriz em silicone.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-05-12

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Provisórios em prótese fixa: revisão integrativa da literatura e técnicas para confecção. (2021). Journal of Dentistry & Public Health (inactive Archive Only), 12(1), 48-60. https://doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v12i1.3543

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)