Sobre a Revista

ESTA REVISTA FOI DESATIVADA.

 

Foco e Escopo

Journal of Dentistry and Public Health (Dentistry) é uma publicação semestral da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que engloba artigos que relatam pesquisas científicas sobre odontologia, em seus aspectos epidemiológicos, como prevenção e tratamento de doenças e saúde pública em geral.

Sua missão é contribuir para o avanço da odontologia como profissão e campo de pesquisa, nacional e internacionalmente. Assim, objetiva promover a prática clínica baseada em evidências científicas, cobrindo a precisão diagnóstica e alternativas eficazes de reabilitação, com ênfase especial nas políticas públicas de saúde que se enquadram no campo da odontologia.

A revista está aberta à submissão de textos originais, em português e inglês, no formato de pesquisa clínica e experimental, relatos de casos clínicos e revisões sistemáticas da literatura.

Toda a sua produção intelectual está disponível para download gratuitamente, a qualquer custo.

A Dentistry também está comprometida com a Ciência Aberta, aderindo às melhores práticas em ética e integridade científica, garantindo transparência e qualidade do conteúdo publicado.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo passará por pelo menos 2 (dois) avaliadores ad hoc (double blind review), mantendo-se o sigilo da autoria aos avaliadores. Os resultados podem ser: a) aprovação para publicação conforme original apresentado; b) aprovação mediante diligência para publicação após procedidas as alterações solicitadas; c) recusa. O resultado da avaliação é sempre comunicado ao autor, com transcrição dos comentários feitos pelos avaliadores. Caso o autor acate as alterações sugeridas pelos avaliadores, o texto alterado será reencaminhado aos mesmos avaliadores para novo parecer.

Periodicidade

Semestral (Junho, Dezembro), com publicação em fluxo contínuo imediatamente após aceite.

Política de Acesso Livre

A Journal of Dentistry & Public Health não aplica taxas de processamento de artigos, sendo um veículo científico com o objetivo exclusivo de promover o avanço da ciência.

Ao enviar um artigo para esta revista, os autores se reconhecem como detentores de direitos autorais e autorizam seu uso gratuito pelos leitores. O conteúdo publicado aqui pode ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso.

Os autores mantêm os direitos autorais, transferindo para o Journal of Dentistry & Public Health apenas o direito de primeira publicação.

A revista adota a Licença de Atribuição Creative Commons, pela qual todos são livres para copiar e redistribuir o conteúdo publicado em qualquer meio ou formato, remixá-lo, transformá-lo e desenvolver conhecimento a partir do conteúdo mencionado para qualquer finalidade, incluindo fins comerciais. Os usuários do conteúdo sempre precisam atribuir crédito aos autores originais.

Recomendamos que os autores depositem a versão final publicada de seus artigos em repositórios institucionais, vinculando-os à Journal of Dentistry & Public Health.

Os artigos submetidos para avaliação e avaliação em repositórios de pré-impressão podem ser submetidos a Journal of Dentistry & Public Health e, no entanto, serão considerados originais.

 

Política de Detecção de Plágio

Com o intuito de fazer cumprir as práticas mais éticas na publicação científica e prevenir infração de direitos autorais, os artigos recebidos são analisados através da ferramenta Similarity Check, alimentada pelo software iThenticate.

Similarity Check é uma iniciativa internacional envolvendo editores de diversos periódicos com o objetivo de detectar plágio e melhorar a qualidade da publicação científica mundial.

Os manuscritos analisados que apresentarem altas taxas de similaridade na redação dos segmentos introdução, discussão e resultados com conteúdo previamente publicado em veículos de comunicação científica que possuam ISSN e ISBN, sem as devidas citações e referências bibliográficas, serão rejeitados.

Depósitos em repositórios e servidores institucionais não constituem plágio nem autoplágio. Os relatórios de pesquisa desenvolvidos em instituições acadêmicas, como teses, dissertações e monografias, podem e devem ser publicados como artigos científicos em periódicos ou livros científicos.

 

Política de Versões e Retrações

Em caso de suspeita de má conduta, a situação será avaliada pelo conselho editorial da revista. A Journal of Dentistry & Public Health seguirá as orientações do COPE para investigar as alegações.

Quando a retratação se fizer necessária, a revista seguirá as recomendações do ICMJE.

Correções de erros acidentais – sejam eles estatísticos, metodológicos ou de outra natureza – quando reportados pelos próprios autores serão publicados imediatamente.

Em ambos as situações, todas as versões serão mantidas online, propriamente identificadas como recomenda o ICMJE e com os respectivos links para versões anteriores e posteriores.

 

Política de Autoria

Um autor de uma produção intelectual tem responsabilidade pública pelo conteúdo da publicação. É autor de um trabalho de pesquisa aquele que participou da concepção e do planejamento do projeto, que criou condições para seu desenvolvimento, que concorda com o texto e que é apto para defender a essência do texto perante a comunidade científica.

A autoria não é garantida pela participação em coleta de dados, em grupos e laboratórios de pesquisa, empréstimo de materiais e equipamentos e por análises estatísticas. A essência de um artigo está na interpretação dos resultados, no discurso e nas conclusões que contribuem com o avanço científico.

Cada autor deve objetivamente declarar a sua contribuição na produção intelectual e os conflitos de interesse relacionados com o projeto de pesquisa. A Dentistry adota as recomendações do ICMJE.

Atualizado 11/11/2021