Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Formatação: O texto deve ser apresentado no tamanho 12pt, com 1,5 de espaçamento entre as linhas, em uma única coluna, para caber em uma folha vertical A4 padrão. As margens esquerda e direita devem corresponder a 3 centímetros cada e as margens superior e inferior a 2 centímetros cada. Qualquer cotação direta com mais de 3 linhas deve ser apresentada em fonte de 10 pt, com espaçamento simples entre as linhas. Evite notas de rodapé sempre que possível e utilize o sistema métrico.

  • Tabelas, figuras, quadros, gráficos, bancos de dados etc: Formulários de questionário, entrevistas, tabelas, figuras, gráficos, tabelas e conjuntos de dados devem ser enviados separadamente como arquivos suplementares, com a identificação e numeração adequadas. Além disso, tabelas, figuras, tabelas e gráficos também devem ser colocados no manuscrito em seus devidos lugares.

  • Identificação dos autores: Qualquer informação que permita aos avaliadores a identificação dos autores deve ser suprimida antes do envio dos arquivos através do Sistema de Editoração Eletrônica. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.

  • Extensões de arquivos: Os arquivos de texto devem ter uma extensão .doc. As tabelas podem ter uma extensão .xls ou .doc. Os conjuntos de dados devem ter uma extensão .xls. Figuras e gráficos devem ter uma extensão .jpg, .png ou .tiff com 300dpi de resolução. Nenhum arquivo pode exceder 4Mb de tamanho.

  • Título, resumo e palavras-chave: O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês. Adicionalmente, o sistema solicitará a inclusão do título, resumo e palavras-chave durante a submissão. Esses dados devem ser inseridos conforme solicitado para que o artigo possa ser encaminhado para avaliação. O título deve ser objetivo, todo em letras maiúsculas, e conter de 5 a 15 palavras. As palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resumos devem ser estruturados conforme a seção a que o manuscrito é destinado e conter no máximo 250 palavras.

  • Autoria:Cada manuscrito poderá ter até seis autores, exceto em caso de estudos multicêntricos. Sem o devido preenchimento do formulário de submissão com os dados listados abaixo, o manuscrito estará sujeito a rejeição sumária.

    Os seguintes dados referentes a autoria são obrigatórios e devem ser informados nos campos adequados do formulário de submissão: a) nome de todos autores conforme o currículo Lattes, b) ORCID, c) afiliação profissional com departamento e faculdade, d) cidade, estado, país e) e e-mail. Exemplo: Maria da Silva. Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. mariadasilva@bahiana.edu.br (ORCID XXXX-0000-XX00-X1X5).

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, que deve ser incluído no sistema como arquivo suplementar conforme modelo: Oliveira LD participou da concepção, delineamento, busca e análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação do artigo científico. Schneider J participou da coleta de dados da pesquisa, interpretação dos dados. Winkelmann ER participou da concepção, delineamento, análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação e encaminhamento do artigo científico.

    Seguimos os critérios de autoria do ICMJE. Clique no link, caso precise, para entender o que constitui ou não a autoria de um texto científico.

  • Conflitos de interesses: todos os autores devem informar possíveis conflitos de interesses que possam influenciar ou ter influenciado na pesquisa e no relato de seus resultados no campo adequado do sistema durante a submissão.

  • Agradecimentos: Os agradecimentos devem ser breves e objetivos, a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas que não tenham preenchido os critérios de autoria. O apoio de agências de fomento e de outras organizações deve ser mencionado nesta seção.

  • Referências: As referências bibliográficas devem ser formatadas no Estilo Vancouver. Artigos originais podem empregar no máximo 25 referências; estudos de caso, 15; e revisões de literatura, 50. Quando uma referência possuir um Digital Object Identifier (doi®) associado a ela, o doi® deve ser informado na referência. doi®s podem ser localizados gratuitamente através da ferramenta Crossref query.

  • Ética em Pesquisa: Todo trabalho de pesquisa que envolva estudo com vertebrados deverá citar o protocolo de pesquisa aprovado pela comissão de ética da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos e relatos de casos clínicos, o número de cadastro na base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (SISNEP) deve ser informado no manuscrito. É proibida a identificação de pacientes, assim como o uso de suas iniciais, nome e número de registro. O termo de consentimento esclarecido, assinado pelo paciente, autorizando o uso de sua imagem e documentação médica para fins científicos deverá ser fornecido pelos autores como arquivos suplementares. Todos os ensaios clínicos devem ser registrados nas plataformas WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP) ou ClinicalTrials.gov antes do ensaio clínico ter início. O número de registro do ensaio clínico deve constar no manuscrito e ao final do resumo e do abstract. Mais informações sobre registro de ensaios clínicos e publicação aqui. Clique aqui para mais informações sobre Ética em Pesquisa.

  • Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais: Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o país de fabricação entre parênteses. Ao reproduzir material protegido por direitos autorais, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização dos detentores dos direitos autorais.

  • Republicação: Este periódico publica exclusivamente conteúdo inédito, exceto quando se aplicam as condições previstas pelo Comitê Internacional de Editores de Periódicos da Área Médica (ICMJE, em inglês). Neste caso, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização da casa publicadora detentora dos direitos autorais da primeira publicação. A primeira publicação deve ser citada em nota de rodapé também.

Diretrizes para Autores

Os autores devem ler e cumprir as recomendações das Políticas de Seção e do EQUATOR Network de acordo com o desenho de estudo a ser submetido à Journal of Dentistry & Public Health.

O artigo poderá ser enviado em português e/ou inglês e os autores são responsáveis pelo conteúdo, correção ortográfica, gramatical, de pontuação e acentuação.

A Dentistry é um periódico Open Access publicado para servir à comunidade científica internacional provendo, gratuitamente, artigos científicos de alta qualidade na área de Odontologia. Portanto, não cobra taxas de processamento de artigos ou de publicação.

Atualizadas em 09/06/2020

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.