Desenvolvimento infantil na educação médica: um saber relevante

Autores

  • Tatiana Malheiros Assumpção Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5071-543X
  • Patrícia Martins Montanari Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (São Paulo). São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1945-6513

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2024.e5808

Resumo

INTRODUÇÃO: O adequado monitoramento do desenvolvimento na infância e adolescência é fundamental para a promoção da saúde física e mental dessa parcela da população, bem como para a prevenção e detecção precoce de transtornos. Para isso, é necessário que os profissionais médicos tenham uma base sólida de conhecimento sobre o tema e estejam capacitados para aplicá-lo em sua clínica. Esta recomendação é referendada tanto pela legislação brasileira referente à assistência à saúde, quanto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina. No entanto, a formação médica brasileira não parece cumprir este requisito. MATERIAL E MÉTODO: Foram realizadas análise documental de currículos de cursos de medicina brasileiros, entrevistas em profundidade e grupos focais com médicos que trabalham com crianças e adolescentes a respeito de sua formação sobre desenvolvimento e suas percepções a respeito de sua importância para a prática. RESULTADOS: De cem currículos avaliados, apenas quatro  tinham uma disciplina obrigatória sobre psicologia do desenvolvimento. Por outro lado, todos os médicos que participaram das entrevistas e grupos focais salientaram a importância de conhecer os processos de desenvolvimento cognitivo e socioemocional e relataram seu desconhecimento sobre o tema e a deficiência de sua formação. Não houve diferenças entre os relatos obtidos através dos grupos focais e entrevistas individuais. O aprendizado costuma se dar a partir da patologia, sem reflexões anteriores sobre os processos normativos do desenvolvimento humano, levando a potenciais riscos para a saúde e as trajetórias de desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: É necessária uma maior atenção ao processo de desenvolvimento típico na infância e adolescência durante a formação médica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

(1) Boyd D, Bee H. A criança em crescimento. Porto Alegre: Artmed; 2011.

(2) Ministério da Saúde (Brazil). Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento. Cadernos de Atenção Básica. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2012. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf

(3) Ministério da Educação (Brazil). Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. [Internet]. Brasília: Ministério da Educação; 2014. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf%0Ahttps://www.cambridge.org/core/product/identifier/S0007125000277040/type/journal_article

(4) Fox G, Katz DA, Eddins-Folensbee FF, Folensbee RW. Teaching development in undergraduate and graduate medical education. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2007;16(1):67–94. https://doi.org/10.1016/j.chc.2006.07.006

(5) Benton TD, Fritz GK, Maslow GR. Healthy Minds-Healthy Kids: Integrating Care. Child Adolesc Psychiatr Clin N Am. 2017;26(4):XV–XVI. https://doi.org/10.1016/j.chc.2017.08.001

(6) Figueiras ACM, Puccini RF, Silva EMK, Pedromônico MRM. Avaliação das práticas e conhecimentos de profissionais da atenção primária à saúde sobre vigilância do desenvolvimento infantil. Cad Saúde Pública. 2003;19(6):1691–9. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000600013

(7) Almeida AC, Mendes LC, Sad IR, Ramos EG, Fonseca VM, Peixoto MVM. Use of a monitoring tool for growth and development in Brazilian children --- systematic review. Rev Paul Pediatr. 2016;34(1):122–31. https://doi.org/10.1016/j.rppede.2015.12.002

(8) Caminha MFC, Silva SL, Lima MC, Azevedo PTÁCC, Figueira MCS, Batista M. Vigilância do desenvolvimento infantil: análise da situação brasileira. Rev Paul Pediatr. 2017;35(1):102–9. https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;1;00009

(9) Assumpção TM. Desenvolvimento infantil e formação médica [dissertação] [Internet]. São Paulo: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; 2023. Available from: https://fcmsantacasasp.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/2023-Tatiana-Malheiros-Assumpcao.pdf

(10) Wilkinson R, Marmot M. Social determinants of health: the solid facts. Geneva: WHO; 2003.

(11) Hertzman C. The case for child development as a determinant of health. Can J Public Health. 1998;89(Suppl.1):16–21. https://doi.org/10.1007%2FBF03405090

(12) Xavier MJ, Roman SD, Aitken RJ, Nixon B. Transgenerational inheritance: how impacts to the epigenetic and genetic information of parents affect offspring health. Hum Reprod Update. 2019;25(5):518–40. https://doi.org/10.1093/humupd/dmz017

(13) Wadsworth M, Butterworth S. Early life. In: Marmot TM, Wilkinson RG. Social Determinants of Health. New York: Oxford University Press; 2006.

(14) Keating DP. Transformative role of epigenetics in child development research: commentary on the special section. Child Dev. 2016;87(1):135–42. https://doi.org/10.1111/cdev.12488

(15) Blane D. The life course, the social gradient, and health. In: Marmot TM, Wilkinson RG. Social Determinants of Health. New York: Oxford University Press; 2006.

(16) Krieger N. Theories for social epidemiology in the 21st century: an ecosocial perspective. Int J Epidemiol. 2001;30(4):668–77. https://doi.org/10.1093/ije/30.4.668

(17) Davies D. Child Development, Third Edition: A Practitioner’s Guide. New York, London: The Guilford Press; 2010.

(18) Canguilhem G. O Normal e o Patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2007.

(19) Marcelli D, Cohen D. Principais fontes teóricas da psiquiatria clínica de crianças e adolescentes. In: Infância e Psicopatologia. 7a ed. Porto Alegre: Artmed; 2009.

Publicado

15.10.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Malheiros Assumpção T, Martins Montanari P. Desenvolvimento infantil na educação médica: um saber relevante. Intern J Educ H [Internet]. 15º de outubro de 2024 [citado 16º de novembro de 2024];8:e5808. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/5808

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 6 7 8 9 10 11