Aprendizagem dos adolescentes sobre cuidado de si mesmos: o retorno aos ensinamentos parentais
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2390Palavras-chave:
Adolescente. Família. Paternidade. Relações familiares.Resumo
Introdução: Pesquisa realizada com adolescentes em que o cuidado de si mesmo é identificado como uma construção nas relações parentais. Objetivo: Analisar a aprendizagem de cuidado de si mesmo num grupo de adolescentes e a maneira em que hospedam as orientações parentais em suas vidas cotidianas. Metodologia: qualitativo-etnográfico; as técnicas de coleta de dados foram por meio de grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Os participantes eram adolescentes com idades entre 16 e 19 anos. Resultados: para os adolescentes o ensinado pelos pais está enquadrado nas normas e pautas para evitar os enganos na tomada de decisões; considerar e aceitar estes ensinos, é caminhar para o próprio conhecimento de si mesmos. Discussão: As relações parentais estão condicionadas pelo poder e controle que os pais exercem sobre seus filhos através da regulação da norma, sendo um aspecto de fixação e tensão para os adolescentes. Viver a experiência de ser adolescente, de reconhecer o erro, é o que os define como sujeitos e recreia possibilidades para tomar decisões e atuar em frente às circunstâncias quotidianas. Considerações finais: Os adolescentes aprendem através de suas próprias experiências a cuidar de si mesmos. Os ensinos recebidos pelos pais formam seu sistema de valores, o qual é resignificado por meio da conduta que promovem na cada experiência vivida; esta resignificación contribui novas formas de pensar e atuar, definindo sua identidade e a maneira como assumem sua vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
22.07.2019
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Ramírez Barrientos, A. M. (2019). Aprendizagem dos adolescentes sobre cuidado de si mesmos: o retorno aos ensinamentos parentais. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 179-191. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2390