ENSAIO SOBRE A CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE E A EDUCAÇÃO/”DES-EDUCAÇÃO”

Autores

  • Marta Vanessa Oliveira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.215

Palavras-chave:

Desconstrução, Educação, Contemporaneidade

Resumo

A partir de uma frase proposta por J. Bronsky, escritor russo, em que cogita a “ameaça do novo”, a autora mostra um retrato do sujeito na atualidade e como as noções e compreensões teóricas impactam no cotidiano da educação. O presente ensaio propõe uma reflexão sobre a educação atual, dialogando com o pensamento teórico contemporâneo da filosofia e sociologia. A partir de autores como o filósofo francês Jacques Derrida, com sua teoria sobre a dialética dos opostos, em que discute a desconstrução de conceitos; Jean Baudrillard, sociólogo que estuda os impactos da comunicação e das mídias na sociedade e na cultura contemporâneas; e Herbert Marcuse, sociólogo e filósofo alemão, pertencente à Escola de Frankfurt, que se preocupa com o desenvolvimento descontrolado da tecnologia e o racionalismo dominante nas sociedades modernas. O ensaio é finalizado com reflexões acerca da dificuldade de educar uma criança em meio a todos os problemas contemporâneos discutido pelos autores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

01.05.2013

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ENSAIO SOBRE A CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE E A EDUCAÇÃO/”DES-EDUCAÇÃO”. (2013). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.215

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>