Conhecimentos de Calouros de Psicologia sobre o Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2246Palabras clave:
Sistema Único de Saúde. Conhecimento. Formação profissional. Estudantes universitários.Resumen
A atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) demanda habilidades e competências desenvolvidas desde a formação, sendo importante o contato com a prática e a articulação com a teoria envolvendo o SUS ao longo da graduação. O estudo buscou descrever os conhecimentos de estudantes calouros de um curso de psicologia, que estão inseridos na prática em Atenção Primária à Saúde (APS), acerca do SUS. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa realizado com 16 estudantes do primeiro período de um curso de graduação em psicologia. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira sendo um questionário autoaplicável que teve seus resultados analisados e descritos na forma de frequências absolutas e percentuais das respostas, e a segunda etapa consistiu num grupo focal, norteado por questões abertas, cujas respostas foram submetidas à Técnica de Análise de Conteúdo. O estudo revelou que as metodologias ativas nos cursos de psicologia auxiliam no aprendizado dos estudantes sobre o SUS, e dão a oportunidade desses estudantes se perceberem como futuros profissionais em constante aprendizado, voltando-se também à saúde pública.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-07-19
Número
Sección
Artículos Originales
Cómo citar
Sousa, M. R. de, Felix, J. R. L., Melo, M. C. B. de, & Tarquino, M. G. (2019). Conhecimentos de Calouros de Psicologia sobre o Sistema Único de Saúde. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 8(2), 116-128. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v8i2.2246