O Acontecimento e a formação em Psicologia: relato de experiência em uma rede de jovens

Autores

  • Samara Gonçalves da Silva Bastos Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
  • Fábio Giorgio Santos Azevedo Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3012

Palavras-chave:

Relato de experiência. Acontecimento. Saber sensível. Formação.

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente artigo relata a experiência, vivenciada por uma estudante do 9° semestre do curso de Psicologia, através de sua inserção em uma rede de jovens. OBJETIVO: O objetivo foi analisar os efeitos da experiência para à formação em Psicologia. MÉTODO: A partir das categorias extraídas do diário de campo e com o intuito de atingir o objetivo proposto, buscou-se em literaturas cientificas voltadas para as areas da Psicologia e Educação, conceitos e noções que pudessem servir como operadores para análise da experiência. Foram escolhidos os conceitos de Experiência, Acontecimento, Saber Sensível/Conhecimento Inteligível, Saber Ético/ Saber Técnico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Viver a experiência e refletir acerca dela, evidenciou que no decorrer do processo formativo cientificista ao qual se é submetido, só será atravessado pela experiência quem dispor o corpo para o Acontecimento. O estudo aponta também para a relevância de inserção do saber sensível na formação em Psicologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samara Gonçalves da Silva Bastos, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública-EBMSP
    Psicóloga Graduada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, atualmente Psicóloga Clinica no Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon Rivière (CIEG Bahia).
  • Fábio Giorgio Santos Azevedo, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Psicólogo e Professor Assitente no curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. E Coordenado do Centro de Atenção às Juventudes (CAJU).

Downloads

Publicado

14.12.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Gonçalves da Silva Bastos, S., & Giorgio Santos Azevedo, F. (2020). O Acontecimento e a formação em Psicologia: relato de experiência em uma rede de jovens. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 449-459. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3012

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>