O Acontecimento e a formação em Psicologia: relato de experiência em uma rede de jovens
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3012Palavras-chave:
Relato de experiência. Acontecimento. Saber sensível. Formação.Resumo
INTRODUÇÃO: O presente artigo relata a experiência, vivenciada por uma estudante do 9° semestre do curso de Psicologia, através de sua inserção em uma rede de jovens. OBJETIVO: O objetivo foi analisar os efeitos da experiência para à formação em Psicologia. MÉTODO: A partir das categorias extraídas do diário de campo e com o intuito de atingir o objetivo proposto, buscou-se em literaturas cientificas voltadas para as areas da Psicologia e Educação, conceitos e noções que pudessem servir como operadores para análise da experiência. Foram escolhidos os conceitos de Experiência, Acontecimento, Saber Sensível/Conhecimento Inteligível, Saber Ético/ Saber Técnico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Viver a experiência e refletir acerca dela, evidenciou que no decorrer do processo formativo cientificista ao qual se é submetido, só será atravessado pela experiência quem dispor o corpo para o Acontecimento. O estudo aponta também para a relevância de inserção do saber sensível na formação em Psicologia.