Plantão psicológico em serviço de psicologia de universidade estadual: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5726Palavras-chave:
Psicologia, Universidade, Acolhimento, Estudantes, EmergênciasResumo
INTRODUÇÃO: O Plantão Psicológico é uma modalidade de intervenção psicológica de caráter emergencial, que oferece acolhimento para pessoas que necessitem de auxílio. Pode ser implantado em diversos locais, como clínicas-escola, hospitais e serviços de assistência social. O presente artigo se justifica pela importância da temática e pela quantidade reduzida de trabalhos científicos sobre a mesma. OBJETIVO: Relatar a experiência de dois psicólogos que participaram de um curso de extensão em uma universidade pública da região nordeste. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, baseado na descrição da prática dos autores no curso de extensão, entre setembro e dezembro de 2023, e na discussão dessas experiências a partir de artigos encontrados na literatura sobre Plantão Psicológico. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram percebidas diversas contribuições do plantão na formação dos plantonistas, sobretudo na possibilidade de ofertar um serviço de saúde mental mais contextualizado para as necessidades psicológicas e emocionais da comunidade. Uma das principais dificuldades vivenciadas foi a ansiedade sentida pelos plantonistas diante dessa modalidade de atendimento que diferia, substancialmente, da psicoterapia. Destaca-se também a importância da supervisão para o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais, sendo uma forma de contribuir para o manejo e raciocínio clínico destes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essa prática possibilitou pensar numa atuação não tradicional, fornecendo uma prática que não se paute no modelo curativista. Ressalta-se a importância de outros estudos sobre essa modalidade, sobretudo a partir de outras abordagens e âmbitos de atuação.
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