Desafios no atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5228

Palavras-chave:

Violência de gênero, Universidades, Enfrentamento

Resumo

INTRODUÇÃO: A violência de gênero é um problema de saúde pública que atinge majoritariamente as mulheres, prejudicando sua saúde mental e física. Esse tipo de violência encontra espaço também no campo universitário, fazendo com que as mulheres envolvidas tenham seu desempenho acadêmico e profissional afetado. Para combater esse fenômeno, é necessário atuação conjunta que envolva diversos setores e a qualificação de profissionais que mobilizem novos saberes voltados para a emancipação da mulher. OBJETIVO: O presente estudo buscou investigar a atuação de técnicos administrativos de uma universidade federal junto a vítimas de violência de gênero, identificando os desafios e dificuldades vivenciados por esses profissionais. MÉTODO: Foram entrevistados 8 técnicos(as) administrativos(as) utilizando um roteiro semiestruturado elaborado pela pesquisadora. Os dados foram analisados qualitativamente a partir da análise temática. RESULTADOS: Os resultados indicaram conhecimento sobre a violência de gênero, ferramentas e técnicas eficientes para promover um modelo de atenção integral e conhecimento da rede de atendimento. Evidenciaram-se dificuldades relacionadas a questões estruturais, como a falta de políticas e medidas de enfrentamento e desarticulação das ações. CONCLUSÃO: A pesquisa realizada demonstrou a falta de estratégias de enfrentamento para lidar com questões de violência de gênero dentro do contexto universitário e contribui no sentido de proporcionar maior reflexão acerca do funcionamento do atendimento a tais vítimas.

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Publicado

12.12.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Carvalho, N. de L., D'affonseca, S. M., dos Santos, J. V., Santiago, A. A., & Dionísio, M. B. R. (2023). Desafios no atendimento a mulheres vítimas de violência de gênero na universidade. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 12, e5228. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5228

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