Usuários do CAPS II: nutrição e qualidade de vida

Autores

  • Vivian Carla Honorato dos Santos de Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Patricia Baier Krepsky Universidade Federal da Bahia
  • Ana Myllena Pinto Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Mariana Flores Silva dos Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1861

Palavras-chave:

Estado nutricional. Transtorno mental. Serviços de saúde mental. Obesidade.

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional, o perfil clínico e a qualidade de vida (QV) de usuários do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) em Vitória da Conquista, BA. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal com 120 usuários do CAPS II por meio de formulário contendo perguntas fechadas sobre dados sociodemográficos, qualidade de vida (QV) e autopercepção da saúde, assim como perguntas abertas sobre morbidade referida. Foi realizada também avaliação antropométrica (peso, altura e circunferência da cintura) para avaliar o estado nutricional. Para avaliação da QV foi usado o instrumento SF-12. A morbidade referida foi categorizada segundo a CID-10. RESULTADOS: Os usuários apresentavam idade média de 39,8 ± 12,48 anos, 64,5% eram mulheres, 55,8% eram solteiros e 71,7% não estavam aposentados. Em relação à QV, o componente mental sumarizado teve um resultado inferior quando comparado ao componente físico sumarizado. A autopercepção de saúde ruim alcançou 70,0% dos entrevistados; os transtornos mais prevalentes foram o transtorno de humor e esquizofrenia; 57,1% dos usuários apresentaram sobrepeso e obesidade e 65,5% dos participantes tiveram alteração da relação circunferência-estatura. CONCLUSÃO: Os usuários do CAPS II revelaram uma prevalência importante de excesso de peso, obesidade central, baixa qualidade de vida e uma autopercepção ruim da sua saúde. Compreender essas questões tornasse extremamente relevante para pensarmos em políticas locais de atendimento e organização dos CAPS, com uma maior interlocução com os serviços de atenção primária dos municípios, promovendo uma atenção integral e promotora de saúde.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vivian Carla Honorato dos Santos de Carvalho, Universidade Federal da Bahia
    Departamento de Nutrição. Área Nutrição e Saúde Coletiva.
  • Patricia Baier Krepsky, Universidade Federal da Bahia
    Departamento de Farmácia. Área Farmacobotânica, Farmacognosia, Farmacotécnica Homeopática e GEAC – Práticas integrativas e complementares no SUS.
  • Ana Myllena Pinto Rocha, Universidade Federal da Bahia
    Departamento de Nutrição
  • Mariana Flores Silva dos Santos, Universidade Federal da Bahia
    Departamento de Nutrição

Downloads

Publicado

27.11.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Usuários do CAPS II: nutrição e qualidade de vida. (2018). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(3), 338-350. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1861

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>