Percepção de psicólogas/os acerca do seu trabalho quanto a gênero e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3627Palavras-chave:
Formação Profissional, Gênero, Percepção, Psicologia, SexualidadeResumo
INTRODUÇÃO: Não se deve limitar os seres humanos ao seu órgão sexual, pois as pessoas não são compostas apenas pela biologia: elas são produto de manifestações culturais, afetivas, sociais e psicológicas, em uma intrincada rede de sentidos que as torna únicas. Por esta razão, as discussões sobre as diversidades sexual e de gênero têm tomado grandes proporções na sociedade e no campo de atuação da Psicologia, considerando-se necessário promover acolhimento, autoconhecimento e aceitação ao sujeito que apresenta esta demanda ao serviço psicológico, sem imposições de qualquer ordem. OBJETIVO: Conhecer a percepção de psicólogas/os sobre sua compreensão e atuação acerca de gênero e sexualidade, aplicados à prática profissional. MÉTODOS: A pesquisa foi realizada nas cidades do Norte de Minas Gerais, tendo sido entrevistadas/os dez psicólogas/os atuantes em diferentes áreas e abordagens teóricas, através do critério de saturação. Os dados empíricos foram produzidos por meio de entrevistas individuais e interpretados com base na análise do discurso de Pêcheux. RESULTADOS: Observou-se que a percepção destas/es psicólogas/os reflete, em grande parte, a forma com que a sociedade em geral lida com os conhecimentos acerca deste tema, predominantemente em caráter subjetivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tema gênero e sexualidade não é discutido com a frequência que se poderia esperar no âmbito da graduação em Psicologia. Devido à importância do assunto, acredita-se ser relevante tratar dessa temática com um olhar mais próximo e embasado, pois até mesmo na construção do estudo foram perceptíveis lacunas quanto às referências acerca desse conteúdo.
Downloads
Referências
Amaral, C. A., Ribeiro, P. R. C., & Barros, S. C. (2021). Atravessamentos de gênero, sexualidade na psicologia: Discutindo alguns acontecimentos [Cruzando el género, la sexualidad en la psicología: Discutiendo algunos desarrollos]. Revista diversidade e educação, 9(esp.), 712-734. https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12734
Anjos, K. P. L., & Lima, M. L. C. (2016). Gênero, sexualidade e subjetividade: Algumas questões incômodas para a psicologia [Género, sexualidad y subjetividad: algunas preguntas incómodas para la psicologia]. Psicologia em Pesquisa, 10(2), 49-56. http://dx.doi.org/10.24879/201600100020059
Assunção, M. M. S., & Silva, L. R. (2018). Formação em psicologia e diversidade sexual: Atravessamentos e reflexões sobre identidade de gênero e orientação sexual [Formación en psicología y diversidad sexual: cruces y reflexiones sobre la identidad de género y la orientación sexual]. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 3(5), 392-410. http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/15939
Bastos, G. G., Garcia, D. A., & Sousa, L. M. A. (2017). A homofobia em discurso: Direitos humanos em circulação [La homofobia en el discurso: los derechos humanos en circulación]. Linguagem em (Dis)curso, 17(1), 11-24. https://doi.org/10.1590/1982-4017-170101-0416
Borges, L. S., Canuto, A. A. A., Oliveira, D. P., & Vaz, R. P. (2013). Abordagens de gênero e sexualidade na psicologia: Revendo conceitos, repensando práticas [Aproximaciones al género y la sexualidad en psicología: revisando conceptos, repensando prácticas]. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(3), 730-745. https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000300016
Brasil, L. L. (2011). Michel Pêcheux e a teoria da análise de discurso: Desdobramentos importantes para a compreensão de uma tipologia discursiva [Michel Pêcheux y la teoría del análisis del discurso: avances importantes para la comprensión de una tipología discursiva]. Linguagem - Estudos e Pesquisas, 15(1), 171-182. http://doi.org/10.5216/lep.v15i1.25149
Butler, J. (2003). Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade [Cuestiones de género: Feminismo y subversión de la identidade]. Civilização Brasileira.
Butler, J. (2019). Corpos que importam: Os limites discursivos do sexo [Cuerpos que importan: los límites discursivos del sexo]. N-1.
Conselho Federal de Psicologia. (2005). Código de ética profissional do psicólogo [Código de ética profesional del psicólogo]. http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf
Costa-Júnior, F. M., Almeida, B. S., & Correr, R. (2019). Concepções sobre gênero e formação no campo da psicologia da saúde [Concepciones sobre el género y la formación en el ámbito de la psicología de la salud]. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Araraquara), 14(2), 1441-1464. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12610
Foucault, M. (1998). História da sexualidade I: A vontade de saber [Historia de la sexualidad I: La voluntad de conocer]. Graal.
Gonçalves, A. O. (2019). Religião, política e direitos sexuais: Controvérsias públicas em torno da “cura gay” [Religión, política y derechos sexuales: Polémicas públicas en torno a la "cura gay]. Religião e sociedade, 39(2), 175-199. https://doi.org/10.1590/0100-85872019v39n2cap07
Henning, C. E. (2008). Gênero, sexo e as negações do biologicismo: Comentários sobre o percurso da categoria de gênero [Género, sexo y las negaciones del biologicismo: Comentarios sobre el curso de la categoría de género]. Revista Artémis, 8, 57-67. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/artemis/article/view/2306
Machado, G. E., & Oliveira, V. M. (2018). Gênero, diversidade sexual e educação [Género, diversidad sexual y educación]. Eulim.
Melo, A. R., & Barreto, D. J. (2014). Formação em psicologia: Discursos e saberes sobre experimentação de gênero [Formación en psicología: discursos y conocimientos sobre la experimentación de género]. Psicologia Ciência e Profissão, 34(3), 676-689. https://doi.org/10.1590/1982-3703000932012
Melo, T. G. R., & Sobreira, M. V. S. (2018). Identidade de gênero e orientação sexual: Perspectivas literárias [Identidad de género y orientación sexual: perspectivas literárias]. Temas em Saúde, 18(3), 381-404. https://doi.org/10.29327/213319.18.3-21
Mizael, T. M., Gomes, A. R., & Marola, P. P. (2019). Conhecimentos de estudantes de psicologia sobre normas de atuação com indivíduos LGBTs [Conocimiento de los estudiantes de psicología sobre las normas de actuación con personas LGBT]. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1-20. https://doi.org/10.1590/1982-3703003182761
Pinho, F. A., Melo, L. A. F., & Oliveira, J. P. (2019). Os assuntos gênero e sexualidade: Representação temática nos sistemas Sophia/Biblioteca Nacional e Pergamum/UFPE [Género y sexualidad: representación temática en los sistemas Sophia/Biblioteca Nacional y Pérgamo/UFPE]. Brazilian Journal of Information Science, 13(2), 36-47. https://doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n2.04.p36
Reis, T. (Org). (2018). Manual de comunicação LGBTI+ [Manual de comunicación LGBTI+]. Aliança Nacional LGBTI. https://www.grupodignidade.org.br/wp-content/uploads/2018/05/manual-comunicacao-LGBTI.pdf
Resolução CFP n° 001/99, de 22 de março de 1999. (1999). Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual [Establece normas de actuación para los psicólogos en relación con el tema de la Orientación Sexual]. Conselho Federal de Psicologia. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/1999/03/resolucao1999_1.pdf
Scott, J. W. (1995). Gênero: uma categoria útil de análise histórica [El género: una categoría útil para el análisis histórico]. Educação & Realidade, 20(2), 71-99. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71721
Silva, F. A., & Mello, I. S. P. B. (2017). Psicologia e a despatologização da transexualidade [La psicología y la despatologización de la transexualidad]. Tempus, 11(1), 81-95. https://doi.org/10.18569/tempus.v11i1.1924
Silva, G. (2020). Qual o significado da sigla LGBTQIA+? [¿Cuál es el significado de la sigla LGBTQIA+?]. Educa+Brasil. https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/qual-o-significado-da-sigla-lgbtqia
Silva, L. R. (2020). Psicologia e sexualidade: Uma análise da formação acadêmica a partir dos atravessamentos da (in) visibilidade de gênero e diversidade sexual nos currículos [Psicología y sexualidad: un análisis de la formación académica desde el cruce de la (in) visibilidad de la diversidad de género y sexual en los planes de estúdio] [Tesis de maestría, UNESP]. Repositório UNESP. https://prceu.usp.br/wp-content/uploads/2021/04/silva_lr_me_arafcl.pdf
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nathália Fialho Da silva, Polyana Pereira Gomes, Worney Ferreira de Brito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.