Transtorno de personalidade borderline em homens: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3806

Palavras-chave:

Transtorno da Personalidade Borderline. Transtorno da personalidade Limítrofe. Masculino. Fatores desencadeantes. Cognição. Neurobiologia. Comportamento social.

Resumo

OBJETIVO: Apresentar e sistematizar as principais evidências científicas a respeito do transtorno de personalidade borderline em homens (TPB). MÉTODO: Durante o período de abril de 2021, realizou-se uma revisão integrativa da literatura científica acerca da temática em questão, sendo utilizados os descritores indexados no DeCS: Transtorno da Personalidade Borderline; Transtorno da Personalidade Limítrofe; Masculino; Fatores Desencadeantes; Cognição; Neurobiologia; Comportamento Social. Para realizar a pesquisa, os descritores foram combinados nas bases de dados Medline, Lilacs e EBCS nos sites de Busca Pubmed e na Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. RESULTADOS: Foi possível identificar algumas alterações comportamentais, de humor e neuropsicológicas em homens com TPB. Dentre as alterações comportamentais, a mais prevalente foi a agressão (37,5% dos artigos). Do mesmo modo, a alteração de humor mais encontrada foi a desregulação emocional (12,5% dos artigos), muito comum em pacientes com TPB; igualmente, as alterações a nível neuropsicológico com maior quantidade de achados envolvem alterações na região da amígdala (20,83% dos artigos), córtex (16,66% dos artigos), bem como o hipocampo (16,66% dos artigos), regiões essenciais para o controle do humor e tomada de decisão. CONCLUSÃO: Foi possível concluir que existem algumas alterações comportamentais, de humor e neuropsicológicas que são mais prevalentes no gênero masculino, sobretudo aquelas que envolvem agressão, raiva e seus fatores neuropsicológicos associados. Dito isso, considera-se que a sistematização dessas informações contribui na identificação e controle dos casos de TPB em homens, assim como colabora para o desenvolvimento científico do campo da psicopatologia em relação aos processos que envolvem tal patologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barbosa Nascimento, Universidade Salvador (UNIFACS), Universidade Católica de Brasília

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Graduando em Filosofia pela Universidade Católica de Brasilia.  Membro Chefe do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Gabriela de Lima Cerqueira, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmica do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Emanuel Santos de Araujo Filho, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmico do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP).

Daniela Gomes Carneiro, Universidade Salvador (UNIFACS)

Acadêmica do curso de Psicologia  da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar da Universidade Salvador - Laureate International Universities (UNIFACS), Feira de Santana – BA. Membro do Núcleo de Estudos em Comportamento, Filosofia e Psicanálise (NECOFIP)

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Nascimento, R. B., Cerqueira, G. de L., Araujo Filho, E. S. de, & Carneiro, D. G. (2021). Transtorno de personalidade borderline em homens: uma revisão integrativa. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 10(3). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i3.3806

Edição

Seção

Revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)