Atuação fisioterapêutica e qualidade de vida de pacientes com Traumatismo Raquimedular: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3300

Palavras-chave:

Fisioterapia. Qualidade de vida. Traumatismos da Medula Espinal.

Resumo

INTRODUÇÃO: O traumatismo Raquimedular (TRM) é caracterizado por uma lesão na medula espinal, que gera alterações nas funções motoras e sensitivas. Diante destas alterações que comprometem as condições de saúde dos indivíduos acometidos, a fisioterapia atua na reabilitação desses pacientes. OBJETIVO: Revisar a literatura científica e analisar a atuação fisioterapêutica e a qualidade de vida dos pacientes acometidos por TRM. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com a busca de artigos nas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe (LILACS) e PubMed, com a utilização do cruzamento de três descritores em inglês e português indexados respectivamente no Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram inclusos estudos publicados no período de janeiro de 2015 a maio de 2020.  RESULTADOS: A Busca resultou em 8 artigos elegíveis para compor o escopo desta revisão.  Verificou-se que a fisioterapia atua com diversas abordagens, tais como exercícios aeróbicos, uso da realidade virtual, eletroestimulação entre outros. As condutas encontradas nos estudos apresentaram efeitos benéficos que repercutem na qualidade de vida de indivíduos acometidos por TRM. CONCLUSÕES: Foi verificado que diversas abordagens fisioterapêuticas podem contribuir para a melhor qualidade de vida dos pacientes com TRM, sendo de suma importância o acompanhamento profissional especializado para o bem-estar físico e psicológico desses pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Valter Miranda Silva, Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário Ateneu (UNIATENEU), Fortaleza, Ceará, Brasil.
    Fisioterapeuta graduado pelo Centro Universitário UniAteneu, atualmente é extensionista da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Gerontologia da UniAteneu, membro pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudo da Dor e Alterações Locomotoras- GEDAL/UNIFOR, membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde – LAPRACS (UECE), membro da comissão acadêmica da Sociedade Brasileira de Fisioterapia-SBF. Durante a graduação participou de atividades de extensões dentre elas, organização de eventos acadêmicos e do programa de monitoria da UniAteneu, nas disciplinas: Cinesiologia e Biomecânica, Fisiologia Humana, Microbiologia e Imunologia, Saúde coletiva e epidemiologia e Trabalho de Conclusão de Curso I. Interesse em Atuação e pesquisa na área de Saúde coletiva e reabilitação.

Publicado

27.11.2020

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

Atuação fisioterapêutica e qualidade de vida de pacientes com Traumatismo Raquimedular: uma revisão integrativa. (2020). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 10(4), 746-753. https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i4.3300

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>