Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Formatação: Utilize fonte tamanho 12pt, com 1,5 de espaçamento entre linhas, em coluna única, tamanho A4. As margens esquerda e superior devem ter 3 centímetros cada uma e as margens direita e inferior devem ter 2 centímetros cada uma. Evite citações diretas sempre que possível e empregue o sistema métrico.

  • Tabelas, figuras, quadros, gráficos, bancos de dados etc: Questionários, entrevistas, tabelas, figuras, gráficos, quadros e bancos de dados devem ser enviados como arquivos suplementares, devidamente identificados. Tabelas, figuras, quadros e gráficos também devem constar no manuscrito.

  • Identificação dos autores: Qualquer informação que permita aos avaliadores a identificação dos autores deve ser suprimida antes do envio dos arquivos através do Sistema de Editoração Eletrônica. Acesse este link para aprender a remover dados de identificação ocultos nos arquivos do Microsoft Word.

  • Extensões de arquivos: Arquivos de textos devem ser enviados com extensão .doc. Tabelas devem ser enviadas com extensão .xls ou .doc. Os bancos de dados devem ser enviados com extensão .xls. Arquivos de imagem, como figuras e gráficos devem ser enviados com extensão .jpg, .png ou .tiff e 300dpi de resolução. Nenhum arquivo deve exceder 4Mb.

  • Título, resumo e palavras-chave: O manuscrito deve conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês. Adicionalmente, o sistema solicitará a inclusão do título, resumo e palavras-chave durante a submissão. Esses dados devem ser inseridos conforme solicitado para que o artigo possa ser encaminhado para avaliação. O título deve ser objetivo. As palavras-chave, no mínimo 3 e no máximo 5, devem ser selecionadas no Medical Subject Headings (MeSH) ou na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os resumos devem ser estruturados com introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão, e conter até 250 palavras. Clique aqui para mais informações sobre escrita científica.

  • Autoria: Cada manuscrito poderá ter até oito autores, exceto em caso de estudos multicêntricos, que poderão ter mais autores, e relatos de caso e revisões, que poderão ter, no máximo, seis autores.

    Os seguintes dados referentes a autoria são obrigatórios e devem ser informados nos campos adequados do formulário de submissão: a) nome de todos autores conforme o currículo Lattes, b) ORCIDs, c) afiliação profissional com departamento e faculdade, d) cidade, estado, país e) e e-mail. Exemplo: Maria da Silva. Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Acre. Rio Branco, Acre, Brasil. mariadasilva@email.edu.br (ORCID XXXX-0000-XX00-X1X5).

    As contribuições individuais de cada autor devem ser listadas em um documento separado, que deve ser incluído no sistema como arquivo suplementar conforme exemplo: Oliveira LD participou da concepção, delineamento, busca e análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação do artigo científico. Schneider J participou da coleta de dados da pesquisa, interpretação dos dados. Winkelmann ER participou da concepção, delineamento, análise estatística dos dados da pesquisa, interpretação dos resultados, redação e encaminhamento do artigo científico.

    Seguimos os critérios de autoria do ICMJE.

  • Conflitos de interesses: todos os autores devem informar possíveis conflitos de interesses que possam influenciar ou ter influenciado na pesquisa e no relato de seus resultados no campo adequado do sistema durante a submissão.

  • Agradecimentos: Os agradecimentos devem ser breves e objetivos, a pessoas ou instituições que contribuíram significativamente para o estudo, mas que não tenham preenchido os critérios de autoria. O apoio de agências de fomento e de outras organizações deve ser mencionado nesta seção.
  • Referências: As referências bibliográficas devem ser formatadas no Estilo Vancouver. Artigos originais e métodos & protocolos podem empregar no máximo 25 referências; estudos de caso, 15; e revisões de literatura, 50. Casos especiais serão avaliados pelo(a) editor(a) responsável pela submissão. Quando uma referência possuir um Digital Object Identifier (doi®) associado a ela, o doi® deve ser informado na referência.

  • Ética em Pesquisa: Todo trabalho de pesquisa que envolva estudo com vertebrados deverá citar o protocolo de pesquisa aprovado pela comissão de ética da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Em caso de pesquisas envolvendo seres humanos e relatos de casos clínicos, o número de cadastro na base de dados da Plataforma Brasil deve ser informado no manuscrito. É proibida a identificação de participantes, assim como o uso de suas iniciais, nome e número de registro. O número de autorização do comitê de ética em pesquisa (CAAE) e, quando aplicável, a autorização de uso de imagem e voz para fins científicos assinada pelo participante permitindo que seus dados sejam tornados públicos anonimamente para fins de pesquisa científica devem ser fornecidos pelos autores. Todos os ensaios clínicos devem ser registrados nas plataformas WHO International Clinical Trials Registry Platform (ICTRP), ClinicalTrials.gov ou Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) antes do ensaio clínico ter início. O número de registro do ensaio clínico deve constar no manuscrito e ao final do resumo e do abstract. Mais informações sobre registro de ensaios clínicos e publicação aqui.

  • Reprodução de conteúdo protegido por direitos autorais: Na primeira citação de marcas comerciais deve-se escrever o nome do fabricante e o país de fabricação entre parênteses. Ao reproduzir material protegido por direitos autorais, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização dos detentores dos direitos autorais, inclusive para reprodução de figuras, gráficos, tabelas e demais elementos gráficos.

  • Republicação: Este periódico publica exclusivamente conteúdo inédito, exceto quando se aplicam as condições previstas pelo ICMJE. Neste caso, os autores devem enviar como arquivo suplementar a autorização da casa publicadora detentora dos direitos autorais da primeira publicação. A primeira publicação deve ser citada em nota de rodapé também.

    A submissão prévia de artigos em servidores de pré-prints é encorajada e não constitui violação desta norma.

Diretrizes para Autores

Os autores devem ler e cumprir as recomendações das Políticas de Seção, do EQUATOR Network e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) de acordo com o desenho de estudo a ser submetido à Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF).

  • Ensaios clínicos – CONSORT
  • Estudos de acurácia diagnóstica – STARD
  • Estudos de diretrizes clínicas - AGREE
  • Estudos econômicos - CHEERS
  • Estudos observacionais – STROBE
  • Estudos qualitativos – COREQ (entrevistas e grupos focais)/ SRQR (documental)
  • Protocolos de estudos – SPIRIT
  • Qualidade da assistência – SQUIRE
  • Relatos de caso – CARE
  • Revisões sistemáticas – PRISMA
  • Validação de instrumentos – COSMIN

O artigo poderá ser submetido em português e/ou inglês e os autores são responsáveis pelo conteúdo, correção ortográfica, gramatical, de pontuação e acentuação.

A RPF não cobra taxas de processamento de artigos ou de publicação.

Diretrizes atualizadas em 08 de setembro de 2021.

Artigos Originais

São considerados artigos originais aqueles que apresentam dados originais referentes a aspectos experimentais ou observacionais, inéditos, de pesquisa científica acerca de temas e assuntos da fisioterapia e de suas interfaces:

  • desenvolvimento e/ou validação de instrumentos de avaliação ou de tratamento;
  • ensaios clínicos;
  • estudos cientométricos sobre a área;
  • estudos conceituais e/ou metodológicos
  • estudos de acurácia diagnóstica;
  • estudos de avaliação da qualidade da assistência em fisioterapia;
  • estudos de diretrizes clínicas;
  • estudos econômicos;
  • estudos piloto;
  • estudos qualitativos;
  • observacionais transversais ou longitudinais;
  • validação de instrumentos.

Submissões de arquivos suplementares em vídeo são permitidos nesta seção.

Artigos originais serão priorizados para avaliação pelos pareceristas.

Tamanho: 3000 palavras.

Métodos & Protocolos

São estudos relacionados ao referencial teórico que fundamentam as pesquisas científicas empíricas, envolvendo protocolos de pesquisa, desenvolvimento de métodos tecnológicos, inovadores e de raciocínio clínico em fisioterapia.

Os princípios norteadores e os detalhes do planejamento metodológico antes de a coleta ter início devem ser apresentados com base em literatura pertinente, abrangente e atualizada de forma que o método possa ser reprodutível.

Os protocolos de pesquisa submetidos a esta seção devem conter introdução, métodos e, se for o caso, quaisquer experimentos piloto que motivaram a hipótese da pesquisa e o desenho do estudo. O manuscrito deve observar condições de resultado neutro para garantir que os métodos propostos sejam capazes de testar as hipóteses estabelecidas. O cálculo do tamanho da amostra e o rigoroso planejamento estatístico de análise também devem ser incluídos no manuscrito.

Em caso de aceite, a revista garante a publicação de uma segunda submissão contendo o estudo completo se os autores conduzirem o experimento de acordo com o protocolo aprovado publicado. Esta segunda submissão deverá incluir, na seção de resultados, o resultado das análises pré-registradas.

Tamanho: 3000 palavras.

Relatos de Caso

Relatos de experiências que descrevam situações reais onde procedimentos e técnicas foram desenvolvidos como estratégias de pesquisa e incluam todas as seções de um ensaio clínico. Como possuem pouca possibilidade de extrapolação dos resultados, só são considerados para a publicação estudos de casos raros, observações inusitadas e/ou inovações tecnológicas. De acordo com normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa, todos os estudos de caso precisarão incluir o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelo(s) paciente(s), o número de autorização do Conselho de Ética em Pesquisa da instituição de origem da pesquisa e, quando aplicável, o termo de autorização para uso de imagem e voz para fins científicos também assinado pelo(s) paciente(s).

Submissões de arquivos suplementares em vídeo são permitidos nesta seção. 

Tamanho: 3000 palavras.

Revisões de Literatura

Estudos que realizam síntese de literatura de tema relacionado à fisioterapia ou áreas afins. Serão consideradas para avaliação exclusivamente revisões sistemáticas com metanálise e scoping reviews. O pré-registro é obrigatório e pode ser feito na PROSPERO (https://www.crd.york.ac.uk/PROSPERO/) ou em plataforma equivalente. Revisões sem pré-registro serão recusadas e poderão ser submetidas novamente após pré-registro. No caso de revisões sem metanálise, o manuscrito deve justificar porque a metanálise foi considerada inviável. O guia de relato PRISMA preenchido deve ser enviado na submissão como arquivo suplementar.

Tamanho: 3000 palavras.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Declaração revisada em 07 de setembro de 2021