Confiabilidade e validade concorrente da escala de mobilidade hospitalar em pacientes após acidente vascular cerebral

Autores

  • Iara Maso 1. Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-BA, Brasil. 2. Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador-BA, Brasil.
  • Laísa Mascarenhas Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-Bahia, Brasil.
  • Marina Makhoul Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-Bahia, Brasil.
  • Lara Vasconcelos Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-Bahia, Brasil.
  • Maiana Monteiro Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-Bahia, Brasil.
  • Pedro Jesus Unidade de AVC do Hospital Geral Roberto Santos, Salvador-Bahia, Brasil.
  • Jamary Oliveira Filho Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, Brazil.
  • Elen Beatriz Carneiro Pinto Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador-Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v10i3.3199

Palavras-chave:

Acidente vascular cerebral. Mobilização precoce. Confiabilidade. Estudos de validação.

Resumo

INTRODUÇÃO: A Escala de Mobilidade Hospitalar (EMH) avalia de forma específica a mobilidade de pacientes após AVC no ambiente hospitalar e em estudo prévio foi demonstrada a sua concordância interexaminadores, validade preditiva e a responsividade a mudanças na fase aguda. OBJETIVO: avaliar a validade concorrente da EMH e a sua confiabilidade ao ser aplicada através de entrevista. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo de validação, desenvolvido com pacientes internados em uma Unidade de AVC na cidade de Salvador-Bahia. Para avaliar a validade concorrente da EMH comparamos o seu escore com a pontuação da Escala de Rankin modificada utilizando o teste de Spearman. Ambas escalas foram aplicadas no quinto dia após o AVC pelo mesmo pesquisador, previamente treinado. Para avaliação da confiabilidade da EMH quando aplicada através de entrevista, a escala foi aplicada por dois examinadores em turnos diferentes, no mesmo dia. O primeiro examinador aplicou a escala através da observação do desempenho e o segundo examinador através de entrevista. Utilizamos para esta análise o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). RESULTADOS:  A pontuação total da EMH apresentou uma correlação positiva muito forte com a ERm (r=0,90) e também foi encontrada uma correlação significativa entre os subitens da EMH e a ERm.  Ao comparar a aplicação da EMH através da observação do desempenho e aplicação por entrevista, observamos uma excelente concordância interexaminadores (CCI > 0,90). CONCLUSÃO: A Escala de Mobilidade Hospitalar, projetada especificamente para pacientes após AVC, mostrou um alto grau de validade concorrente e se mostrou confiável quando aplicada através de entrevista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Publicado

21.08.2020

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Maso I, Mascarenhas L, Makhoul M, Vasconcelos L, Monteiro M, Jesus P, et al. Confiabilidade e validade concorrente da escala de mobilidade hospitalar em pacientes após acidente vascular cerebral. Rev Pesq Fisio [Internet]. 21º de agosto de 2020 [citado 26º de abril de 2024];10(3):505-11. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3199

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)