A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v1i1.1319

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Atenção Básica de Saúde, Ensino, Enfermagem

Resumo

Introdução: O conhecimento da interseção de distintos aspectos que entremeiam o projeto pedagógico no ensino superior auxilia na concretização de sua implementação. Objetivo: avaliar as tendências de mudanças no eixo Mundo do Trabalho na formação do enfermeiro, em instituições de ensino superior de Curitiba e Região Metropolitana. Materiais e Métodos: Pesquisa convergente com abordagem mista, com 63 participantes de 9 escolas de enfermagem de Curitiba e Região Metropolitana. A coleta de dados ocorreu pela aplicação do 'Instrumento de visão estratégica para desenvolvimento institucional dos cursos de graduação da área da saúde' por Grupo Focal. Resultados: No eixo Mundo do Trabalho, 88,9% das escolas atingiram a tipologia Avançada e 11,1% Inovadora com tendência Avançada. Emergiram 9 Unidades de Contexto. Conclusão: As escolas estudadas levam em conta a amplitude do mercado de trabalho para o enfermeiro. A Atenção Básica em Saúde entendida pelos participantes, como uma das dimensões mais sólidas de atuação, embora condicionada a questões políticas e sociais. Os programas curriculares promovem a discussão das possibilidades de inserção no mundo do trabalho na saúde, incluindo a prática liberal ou assalariada. Há liberdade de escolha, de acordo com as especificidades profissionais, afinidades pessoais, empreendedorismo, oportunidades de mercado. O conhecimento da perspectiva do mundo do trabalho favorece mudanças nas proposições curriculares para a formação do enfermeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Débora Maria Vargas Makuch, Faculdades Pequeno Príncipe
    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Paraná (1995),Mestre no Ensino nas Ciências da Saúde pela FPP (2016).Possui especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Paraná (1999) e especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade Evangélica do Paraná (2004). Atuou como enfermeira em Alojamento Conjunto do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e posteriormente como Coordenadora da Área Materno Infantil /Queimados e Convênios.Na mesma instituição, participou como instrutora nos Projetos Enfermeiro Trainee (2003 / 2005) e Acadêmicos Bolsistas em Enfermagem (2005/2007) nas áreas de Auditoria,Obstetrícia,Queimados e Iniciativa Hospital Amigo da Criança.Participou do GAMA (Grupo de Apoio às Maternidades) e foi membro da diretoria da ABENFO(2000).Atuou como docente das disciplinas de Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem na Saúde da Mulher pela Faculdade CBES, entre outras.Docente das disciplinas Saúde da Mulher e Saúde da Criança e do Adolescente na Faculdades Pequeno Príncipe(FPP). Docente do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais da FPP, no módulo de Urgência e Emergência. Membro do NEPEE (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem) e do Núcleo de Pesquisa em Ensino na Saúde (PENSA). Docente coordenadora didático pedagógica do Projeto de Extensão Gestão de Resíduos Sólidos Hospitalares (PEGRSH). 
  • Ivete Palmira Sanson Zagonel, Faculdades Pequeno Príncipe
    Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1976), especialista em Metodologias Ativas do Ensino Superior na Área de Saúde (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Atualmente é professor titular da Faculdades Pequeno Príncipe (FPP). Professora aposentada da UFPR. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Cuidado Humano e na área de Ensino nas Ciências da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia heideggeriana, cuidado de enfermagem, transição, adolescência, puerpério, fenomenologia, enfermagem obstétrica, ginecológica, pediátrica e ensino na saúde. Linha de pesquisa: Currículo, processos de ensino-aprendizagem e avaliação na formação em Saúde; pesquisa qualitativa. Atua como docente no Programa de Ensino nas Ciências da Saúde da FPP. Membro do Comitê de Ética do Hospital Pequeno Príncipe. Avaliador de curso e institucional do INEP. Diretora Acadêmica da FPP. Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (NEPEE).

Downloads

Publicado

05.11.2017

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Makuch DMV, Sanson Zagonel IP. A PERSPECTIVA DO MUNDO DO TRABALHO NAS PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO. Intern J Educ H [Internet]. 5º de novembro de 2017 [citado 19º de maio de 2024];1(1):13-22. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/1319

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)