Percepções sobre o efeito da dança em pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e6245Palavras-chave:
Dançaterapia, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, Desenvolvimento HumanoResumo
OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo compreender as percepções de pessoas diagnosticadas com TDAH, sobre os efeitos da dança no seu desenvolvimento integral, explorando os impactos percebidos no bem-estar emocional e social das participantes. MÉTODO: A metodologia utilizada foi de caráter descritivo e abordagem qualitativa, através de uma entrevista com dançarinas e ex-dançarinas que possuem diagnóstico de TDAH. RESULTADOS: Os resultados apontam impactos positivos e negativos da dança no gerenciamento do TDAH. Dentre os efeitos positivos foram citadas: concentração, foco, retenção de informação, superação de desafios, poder de expressão, autoestima, socialização, disciplina, seguir rotina, auxílio na hiperatividade, coordenação e musicalidade. Dentre os efeitos negativos foram citadas a monotonia das aulas, e o excesso de concentração que resulta em cansaço físico e mental. CONCLUSÃO: A dança se mostra um caminho terapêutico que abraça a totalidade do ser humano, atendendo às suas diversas necessidades e características, com potencial para melhorias físicas, psicológicas e sociais.
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