Uso de aplicativo no acompanhamento de mães e gestantes: estudo descritivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e6079

Palavras-chave:

Maternidade, Aplicativos para Telefones Móveis, Apoio Social, Gravidez, Criança

Resumo

INTRODUÇÃO: A gestação é uma fase que envolve grandes transformações biopsicossociais, o que altera seus processos mentais e o seu papel nas relações sociais e familiares. Além disso, as tecnologias digitais estão emergindo como uma alternativa importante para redes de apoio para mulheres durante a gravidez e o pós-parto. OBJETIVO:  identificar e explorar o uso de aplicativo “Pastoral da Criança + Gestante”, e avaliar a satisfação do suporte social de líderes, gestantes e mães de crianças de 0 a 6 anos que participam da Pastoral da Criança.  MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com 26 mães de crianças de 0 a 6 anos e 8 líderes da Pastoral da Criança.  A coleta ocorreu mediante aplicação de entrevista semi-estruturada e Escala de Satisfação do Suporte Social. Realizada em três momentos distintos, após ação de Pastoral da Criança em três comunidades, indicadas pela líder regional, na cidade de Imperatriz-MA. RESULTADOS: Os resultados sobre o uso do aplicativo pelas gestantes e/ou mães mostraram que (n=17, 65,4%) conhecem o aplicativo, mas não o utilizam, (n=8, 30,8%) não conhecem, e (n=1, 3,8%) usam há menos de 1 ano. Desses, (n=18, 69,2%) relataram dificuldades de acesso à internet, e (n=8, 30,8%) têm fácil acesso.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora o aplicativo Pastoral da Criança + Gestante seja amplamente conhecido, sua utilização efetiva é limitada por dificuldades de acesso à internet e falta de familiaridade com a tecnologia, o que destaca a necessidade de estratégias para melhorar a inclusão digital.

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Publicado

04.08.2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Maia, G. de S., De Araújo, A. F. B., Veloso , P. M. ., De Aguiar, K. G. M. ., & Mayer , P. M. . (2025). Uso de aplicativo no acompanhamento de mães e gestantes: estudo descritivo. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 14, e6079. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e6079