Análise comparativa do comportamento verbal nos três níveis de suporte do autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5328

Palavras-chave:

Autismo, Comportamento verbal, Intervenção Comportamental

Resumo

OBJETIVO: O presente trabalho teve por objetivo avaliar e comparar a habilidade do comportamento verbal em crianças com distintos níveis de suporte do TEA. MÉTODO: Foram avaliadas onze crianças diagnosticadas com autismo e com faixa etária entre 2 e 7 anos e que apresentassem diversidade entre si quanto ao nível de suporte TEA. Para a averiguação do repertório de comunicação, eles foram avaliados a partir de um instrumento elaborado por uma equipe de profissionais especializados, investigando o comportamento não verbal, ecoico, mando, tato e intraverbal em três tentativas. RESULTADOS: Apesar do número reduzido de participantes, os resultados indicaram que pacientes no nível 3 de suporte apresentam maior comprometimento na comunicação comparado aos demais. O estudo destacou a importância do rastreio de habilidades comportamentais para um planejamento com maior eficácia para a intervenção e concomitantemente evolução clínica, respeitando assim as particularidades e singularidades de cada pessoa no espectro. CONCLUSÃO: Concluiu-se assim, a importância da análise de comportamentos e a investigação detalhada para cada paciente, a fim de que as intervenções sejam focadas em suas reais necessidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Almeida, M. L., & Neves, A. S. (2020). A popularização diagnóstica do autismo: uma falsa epidemia? [La Popularización Diagnóstica del Autismo: ¿una Falsa Epidemia?]. Psicologia: Ciência e Profissão, 40, Artigo e180896. https://doi.org/10.1590/1982-3703003180896

Alves, F. J., Carvalho, E. A., Aguilar, J., Brito, L. L., & Bastos, G. S. (2020). Applied behavior analysis for the treatment of autism: A systematic review of assistive technologies. [Análisis de conducta aplicado para el tratamiento del autismo: una revisión sistemática de tecnologías de asistencia]. IEEE Access, 8, 118664–118672. http://dx.doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3005296

American Psychiatric Association - APA. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders [Manual Diagnóstico y Estadístico de los Trastornos Mentales] (5a Ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596

Blanc, R., Latinus, M., Guidotti, M., Adrien, J.-L., Roux, S., Dansart, P., Barthélémy, C., Rambault, A., Bonnet-Brilhault, F., & Malvy, J. (2021). Early intervention in severe autism: positive outcome using exchange and development therapy. [Intervención temprana en autismo grave: resultado positivo mediante terapia de intercambio y desarrollo]. Frontiers in Pediatrics, 9, Artigo 785762. https://doi.org/10.3389/fped.2021.785762

Carvalho, M. C. L., Albuquerque, M. C. S., Palitot, M. D., & Chaves, C. M. C. M. (2021). Instrumentos psicométricos de sondagem do transtorno autista: uma revisão sistemática. [Instrumentos psicométricos para sondear el trastorno autista: una revisión sistemática]. Revista Psicopedagogia, 38(117), 433–448. http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210035

Fernandes, C. S., Tomazelli, J., & Girianelli, V. R. (2020). Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. [Diagnóstico del autismo en el siglo XXI: evolución de dominios en las categorizaciones nosológicas]. Psicologia USP, 31, Artigo e200027. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200027

Gardner, L. M., Campbell, J. M., Keisling, B., & Murphy, L. (2018). Correlates of DSM-5 autism spectrum disorder levels of support ratings in a clinical sample. [Correlaciones de los niveles de calificaciones de apoyo del trastorno del espectro autista del DSM-5 en una muestra clínica]. Journal of Autism and Developmental Disorders, 48(10), 3513–3523. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3620-z

Guerra, B. T., & Verdu, A. C. M. A. (2020). Ensino de comportamento verbal elementar por exemplares múltiplos em crianças com autismo. [Enseñanza de conducta verbal elemental mediante múltiples ejemplos en niños con autismo]. Psicologia: Ciência e Profissão, 40, Artigo e185295. https://doi.org/10.1590/1982-3703003185295

Moura, T. L. D., Benitez, P., Gomes, V. M. S., Elias, N. C., & Picharillo, A. D. M. (2023). Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. [Trayectoria educativa de estudiantes con autismo y discapacidad intelectual: evaluación de la lectura, la escritura, las matemáticas y la conducta verbal]. Ciência & Educação, 29, Artigo e23010. https://doi.org/10.1590/1516-731320230010

Pontes, A. N. (2022). Agrupamentos de características clínicas e sociodemográficas de alunos com o Transtorno do Espectro Autista [Agrupaciones de características clínicas y sociodemográficas de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista] [Tese de doutorado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. Adelpha Repositório Digital. https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29383

Resolução nº 466/2012, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Aprueba lineamientos y normas regulatorias para investigaciones con seres humanos]. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Ribeiro, L. A., Cardoso, B. P., Oliveira, L. M. M., Fontes, A. L. O. S., Nascimento, N. S., & Siqueira, E. C. (2023). Abordagem geral do Transtorno do Espectro Autista. [Aproximación general al Trastorno del Espectro Autista]. Revista Eletrônica Acervo Médico, 23(4). https://doi.org/10.25248/reamed.e12807.2023

Rodrigues, A. A., Lima, M. M., & Rossi, J. P. G. (2021). Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. [Modelo de Denver de intervención temprana para niños con trastorno del espectro autista]. Humanidades & Inovação, 8(48), 359–375. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2822

Rogers, S. J., & Dawson, G. (2014). Intervenção precoce em crianças com Autismo. [Intervención temprana en niños con Autismo]. Lidel.

Rynkiewicz, A., Janas-Kozik, M., & Słopień, A. (2019). Girls and women with autism. [Niñas y mujeres con autism]. Psychiatria Polska, 53(4), 737–752. https://doi.org/10.12740/pp/onlinefirst/95098

Schuck, R. K., Tagavi, D. M., Baiden, K. M. P., Dwyer, P., Williams, Z. J., Osuna, A., Ferguson, E. F., Muñoz, M. J., Poyser, S. K., Johnson, J. F., & Vernon, T. W. (2022). Neurodiversity and autism intervention: Reconciling perspectives through a naturalistic developmental behavioral intervention framework. [Intervención en neurodiversidad y autismo: conciliación de perspectivas a través de un marco de intervención conductual del desarrollo naturalista]. Journal of Autism and Developmental Disorders, 52(10), 4625–4645. https://doi.org/10.1007/s10803-021-05316-x

Seize, M. M., & Borsa, J. C. (2022). Questionário para Rastreio de Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista: evidências de validade e consistência interna. [Cuestionario para la detección de signos tempranos del trastorno del espectro autista: evidencia de validez y consistencia interna]. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 71(3), 176–185. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000374

Silva, K. S., Vichi, C., & Sampaio, L. R. (2021). Treino de Operantes Verbais no Ensino de Vocabulário em uma Segunda Língua: Revisão Sistemática de Estudos Experimentais. [Entrenamiento verbal operante en la enseñanza de vocabulario en una segunda lengua: revisión sistemática de estudios experimentales]. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23(1), 1–15. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1574

Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior. [Comportamiento verbal]. Prentice Hall.

Souza, C. B. A., & Calandrini, L. (2022). Pareamento de estímulos e aquisição de comportamento verbal em crianças com TEA. [Emparejamiento de estímulos y adquisición de conducta verbal en niños con TEA]. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 30(1), 159–177. https://revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/81397

Tincani, M., Miller, J., Lorah, E. R., & Nepo, K. (2020). Systematic review of verbal operants in speech generating device research from Skinner’s analysis of verbal behavior. [Revisión sistemática de operantes verbales en la investigación de dispositivos generadores del habla a partir del análisis del comportamiento verbal de Skinner]. Perspectives on Behavior Science, 43(2), 387–413. https://doi.org/10.1007/s40614-020-00243-1

Vieira, E. C. C. (2022). Caracterização clínica e sociodemográfica de crianças com Transtorno do Espectro Autista: relações entre sintomatologia e níveis de suporte [Caracterización clínica y sociodemográfica de niños con Trastorno del Espectro Autista: relaciones entre síntomas y niveles de apoyo]. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25862

Warrier, V., Zhang, X., Reed, P., Havdahl, A., Moore, T. M., Cliquet, F., Leblond, C. S., Rolland, T., Rosengren, A., EU-AIMS LEAP, iPSYCH-Autism Working Group, Spectrum 10K and APEX Consortia, Rowitch, D. V., Hurles, M. E., Geschwind, D. H., Børglum, A. D., Robinson E. B., Grove, J., Martin, H. C., ... Baron-Cohen, S. (2022). Genetic correlates of phenotypic heterogeneity in autism. [Correlatos genéticos de la heterogeneidad fenotípica en el autismo.]. Nature Genetics, 54(9), 1293–1304. https://doi.org/10.1038/s41588-022-01072-5

Yu, Q., Li, E., Li, L., & Liang, W. (2020). Efficacy of interventions based on applied behavior analysis for autism spectrum disorder: a meta-analysis. [Eficacia de intervenciones basadas en análisis de conducta aplicados para el trastorno del espectro autista: un metanálisis]. Psychiatry Investigation, 17(5), 432–443. https://doi.org/10.30773%2Fpi.2019.0229

Publicado

05.04.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gaiato, M. H. B., Zotesso, M. C., Silveira, R. da R., & Ferreira, L. (2024). Análise comparativa do comportamento verbal nos três níveis de suporte do autismo. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5328. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5328