Análise comparativa do comportamento verbal nos três níveis de suporte do autismo
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5328Palavras-chave:
Autismo, Comportamento verbal, Intervenção ComportamentalResumo
OBJETIVO: O presente trabalho teve por objetivo avaliar e comparar a habilidade do comportamento verbal em crianças com distintos níveis de suporte do TEA. MÉTODO: Foram avaliadas onze crianças diagnosticadas com autismo e com faixa etária entre 2 e 7 anos e que apresentassem diversidade entre si quanto ao nível de suporte TEA. Para a averiguação do repertório de comunicação, eles foram avaliados a partir de um instrumento elaborado por uma equipe de profissionais especializados, investigando o comportamento não verbal, ecoico, mando, tato e intraverbal em três tentativas. RESULTADOS: Apesar do número reduzido de participantes, os resultados indicaram que pacientes no nível 3 de suporte apresentam maior comprometimento na comunicação comparado aos demais. O estudo destacou a importância do rastreio de habilidades comportamentais para um planejamento com maior eficácia para a intervenção e concomitantemente evolução clínica, respeitando assim as particularidades e singularidades de cada pessoa no espectro. CONCLUSÃO: Concluiu-se assim, a importância da análise de comportamentos e a investigação detalhada para cada paciente, a fim de que as intervenções sejam focadas em suas reais necessidades.
Downloads
Referências
Almeida, M. L., & Neves, A. S. (2020). A popularização diagnóstica do autismo: uma falsa epidemia? [La Popularización Diagnóstica del Autismo: ¿una Falsa Epidemia?]. Psicologia: Ciência e Profissão, 40, Artigo e180896. https://doi.org/10.1590/1982-3703003180896
Alves, F. J., Carvalho, E. A., Aguilar, J., Brito, L. L., & Bastos, G. S. (2020). Applied behavior analysis for the treatment of autism: A systematic review of assistive technologies. [Análisis de conducta aplicado para el tratamiento del autismo: una revisión sistemática de tecnologías de asistencia]. IEEE Access, 8, 118664–118672. http://dx.doi.org/10.1109/ACCESS.2020.3005296
American Psychiatric Association - APA. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders [Manual Diagnóstico y Estadístico de los Trastornos Mentales] (5a Ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
Blanc, R., Latinus, M., Guidotti, M., Adrien, J.-L., Roux, S., Dansart, P., Barthélémy, C., Rambault, A., Bonnet-Brilhault, F., & Malvy, J. (2021). Early intervention in severe autism: positive outcome using exchange and development therapy. [Intervención temprana en autismo grave: resultado positivo mediante terapia de intercambio y desarrollo]. Frontiers in Pediatrics, 9, Artigo 785762. https://doi.org/10.3389/fped.2021.785762
Carvalho, M. C. L., Albuquerque, M. C. S., Palitot, M. D., & Chaves, C. M. C. M. (2021). Instrumentos psicométricos de sondagem do transtorno autista: uma revisão sistemática. [Instrumentos psicométricos para sondear el trastorno autista: una revisión sistemática]. Revista Psicopedagogia, 38(117), 433–448. http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210035
Fernandes, C. S., Tomazelli, J., & Girianelli, V. R. (2020). Diagnóstico de autismo no século XXI: evolução dos domínios nas categorizações nosológicas. [Diagnóstico del autismo en el siglo XXI: evolución de dominios en las categorizaciones nosológicas]. Psicologia USP, 31, Artigo e200027. https://doi.org/10.1590/0103-6564e200027
Gardner, L. M., Campbell, J. M., Keisling, B., & Murphy, L. (2018). Correlates of DSM-5 autism spectrum disorder levels of support ratings in a clinical sample. [Correlaciones de los niveles de calificaciones de apoyo del trastorno del espectro autista del DSM-5 en una muestra clínica]. Journal of Autism and Developmental Disorders, 48(10), 3513–3523. https://doi.org/10.1007/s10803-018-3620-z
Guerra, B. T., & Verdu, A. C. M. A. (2020). Ensino de comportamento verbal elementar por exemplares múltiplos em crianças com autismo. [Enseñanza de conducta verbal elemental mediante múltiples ejemplos en niños con autismo]. Psicologia: Ciência e Profissão, 40, Artigo e185295. https://doi.org/10.1590/1982-3703003185295
Moura, T. L. D., Benitez, P., Gomes, V. M. S., Elias, N. C., & Picharillo, A. D. M. (2023). Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. [Trayectoria educativa de estudiantes con autismo y discapacidad intelectual: evaluación de la lectura, la escritura, las matemáticas y la conducta verbal]. Ciência & Educação, 29, Artigo e23010. https://doi.org/10.1590/1516-731320230010
Pontes, A. N. (2022). Agrupamentos de características clínicas e sociodemográficas de alunos com o Transtorno do Espectro Autista [Agrupaciones de características clínicas y sociodemográficas de estudiantes con Trastorno del Espectro Autista] [Tese de doutorado, Universidade Presbiteriana Mackenzie]. Adelpha Repositório Digital. https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29383
Resolução nº 466/2012, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Aprueba lineamientos y normas regulatorias para investigaciones con seres humanos]. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Ribeiro, L. A., Cardoso, B. P., Oliveira, L. M. M., Fontes, A. L. O. S., Nascimento, N. S., & Siqueira, E. C. (2023). Abordagem geral do Transtorno do Espectro Autista. [Aproximación general al Trastorno del Espectro Autista]. Revista Eletrônica Acervo Médico, 23(4). https://doi.org/10.25248/reamed.e12807.2023
Rodrigues, A. A., Lima, M. M., & Rossi, J. P. G. (2021). Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. [Modelo de Denver de intervención temprana para niños con trastorno del espectro autista]. Humanidades & Inovação, 8(48), 359–375. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2822
Rogers, S. J., & Dawson, G. (2014). Intervenção precoce em crianças com Autismo. [Intervención temprana en niños con Autismo]. Lidel.
Rynkiewicz, A., Janas-Kozik, M., & Słopień, A. (2019). Girls and women with autism. [Niñas y mujeres con autism]. Psychiatria Polska, 53(4), 737–752. https://doi.org/10.12740/pp/onlinefirst/95098
Schuck, R. K., Tagavi, D. M., Baiden, K. M. P., Dwyer, P., Williams, Z. J., Osuna, A., Ferguson, E. F., Muñoz, M. J., Poyser, S. K., Johnson, J. F., & Vernon, T. W. (2022). Neurodiversity and autism intervention: Reconciling perspectives through a naturalistic developmental behavioral intervention framework. [Intervención en neurodiversidad y autismo: conciliación de perspectivas a través de un marco de intervención conductual del desarrollo naturalista]. Journal of Autism and Developmental Disorders, 52(10), 4625–4645. https://doi.org/10.1007/s10803-021-05316-x
Seize, M. M., & Borsa, J. C. (2022). Questionário para Rastreio de Sinais Precoces do Transtorno do Espectro Autista: evidências de validade e consistência interna. [Cuestionario para la detección de signos tempranos del trastorno del espectro autista: evidencia de validez y consistencia interna]. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 71(3), 176–185. https://doi.org/10.1590/0047-2085000000374
Silva, K. S., Vichi, C., & Sampaio, L. R. (2021). Treino de Operantes Verbais no Ensino de Vocabulário em uma Segunda Língua: Revisão Sistemática de Estudos Experimentais. [Entrenamiento verbal operante en la enseñanza de vocabulario en una segunda lengua: revisión sistemática de estudios experimentales]. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23(1), 1–15. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1574
Skinner, B. F. (1957). Verbal behavior. [Comportamiento verbal]. Prentice Hall.
Souza, C. B. A., & Calandrini, L. (2022). Pareamento de estímulos e aquisição de comportamento verbal em crianças com TEA. [Emparejamiento de estímulos y adquisición de conducta verbal en niños con TEA]. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 30(1), 159–177. https://revistas.unam.mx/index.php/acom/article/view/81397
Tincani, M., Miller, J., Lorah, E. R., & Nepo, K. (2020). Systematic review of verbal operants in speech generating device research from Skinner’s analysis of verbal behavior. [Revisión sistemática de operantes verbales en la investigación de dispositivos generadores del habla a partir del análisis del comportamiento verbal de Skinner]. Perspectives on Behavior Science, 43(2), 387–413. https://doi.org/10.1007/s40614-020-00243-1
Vieira, E. C. C. (2022). Caracterização clínica e sociodemográfica de crianças com Transtorno do Espectro Autista: relações entre sintomatologia e níveis de suporte [Caracterización clínica y sociodemográfica de niños con Trastorno del Espectro Autista: relaciones entre síntomas y niveles de apoyo]. [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal da Paraíba]. Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/25862
Warrier, V., Zhang, X., Reed, P., Havdahl, A., Moore, T. M., Cliquet, F., Leblond, C. S., Rolland, T., Rosengren, A., EU-AIMS LEAP, iPSYCH-Autism Working Group, Spectrum 10K and APEX Consortia, Rowitch, D. V., Hurles, M. E., Geschwind, D. H., Børglum, A. D., Robinson E. B., Grove, J., Martin, H. C., ... Baron-Cohen, S. (2022). Genetic correlates of phenotypic heterogeneity in autism. [Correlatos genéticos de la heterogeneidad fenotípica en el autismo.]. Nature Genetics, 54(9), 1293–1304. https://doi.org/10.1038/s41588-022-01072-5
Yu, Q., Li, E., Li, L., & Liang, W. (2020). Efficacy of interventions based on applied behavior analysis for autism spectrum disorder: a meta-analysis. [Eficacia de intervenciones basadas en análisis de conducta aplicados para el trastorno del espectro autista: un metanálisis]. Psychiatry Investigation, 17(5), 432–443. https://doi.org/10.30773%2Fpi.2019.0229
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mayra Helena Bonifácio Gaiato, Marina Cristina Zotesso, Rodrigo da Rosa Silveira, Lidiane Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.